Papa pede aos jornalistas

“Valorizem mais a realidade dos factos do que as ideias e os slogans”

| 27 Ago 2023

O Papa pediu ajuda a jornalistas italianos no processo do Sínodo: “Ajudem-me a narrar este processo como ele é na realidade.” Na foto, Francisco fala a jornalistas no voo de regresso da Hungria, em abril deste ano. Foto © Vatican Media.

 

O próximo sínodo sobre a sinodalidade pode despertar pouco interesse para o grande público, mas pelo que já se fez e vai acontecer a partir de outubro, na segunda fase, “é algo verdadeiramente importante para a Igreja”, disse no sábado o Papa Francisco, falando a um grupo de jornalistas italianos.

O Papa aproveitou o ensejo da entrega de um prémio para exprimir o que deseja: “Por favor, habituemo-nos a ouvir-nos uns aos outros, a falar, a não cortar a cabeça por uma palavra. Ouvir, discutir de forma madura. Esta é uma graça de que todos precisamos para avançar. E é algo que a Igreja de hoje oferece ao mundo, um mundo tantas vezes tão incapaz de tomar decisões, mesmo quando a nossa própria sobrevivência está em jogo.”

Explicou, depois, o que se está a passar, no atual processo sinodal. “Estamos, disse, a tentar aprender uma nova forma de viver as relações, escutando-nos uns aos outros para ouvir e seguir a voz do Espírito. Abrimos as nossas portas, oferecemos a todos a oportunidade de participar, tomámos em consideração as necessidades e sugestões de todos. Queremos contribuir juntos para construir a Igreja onde todos se sintam em casa, onde ninguém seja excluído. Aquela palavra do Evangelho que é tão importante: todos. Todos, todos: não há católicos de primeira, segunda ou terceira classe, não. Todos juntos. Todos. É o convite do Senhor.”

O “pedido de ajuda” que, neste contexto, fez aos profissionais do jornalismo foi este: “Ajudem-me a narrar este processo como ele é na realidade, deixando para trás a lógica dos slogans e das histórias pré-concebidas — não: [antes] a realidade. Alguém disse: «A única verdade é a realidade». Sim, a realidade. Todos beneficiaremos com isso, e tenho a certeza de que também isto «é jornalismo».”

Sobre o jornalismo, Francisco tinha apelado à redescoberta e cultivo do “«princípio da realidade» — a realidade é superior à ideia, sempre. A realidade dos factos, o dinamismo dos factos; que nunca são estáticos e evoluem sempre, para o bem ou para o mal, para não corrermos o risco de a sociedade da informação se transformar na sociedade da desinformação”.

E a propósito da desinformação, que considerou “um dos pecados do jornalismo”, salientou que ela se desdobra em quatro modalidades, que são quatro: a desinformação propriamente dita, quando o jornalismo não informa ou informa mal; a calúnia (por vezes usa-se este termo); a difamação, que é diferente da calúnia mas destrói; e o quarto é a coprofilia, ou seja, o amor ao escândalo, à sujidade; o escândalo vende. A desinformação é o primeiro dos pecados, os erros — digamos assim — do jornalismo”.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This