Direitos humanos no Qatar

Várias cidades francesas vão boicotar mundial de futebol

| 6 Out 2022

Futebol, Qatar, FIFA, Trabalho

Obras de construção de um dos estádios de futebol para o Campeonato do Mundo do Qatar, em 2022: há cidades francesas a protestar contra a forma como os trabalhadores foram tratados. Foto: Amnistia Internacional

 

Paris, Lille e Marselha são algumas das cidades francesas que vão boicotar o Mundial de futebol no Qatar, recusando-se a instalar ecrãs gigantes e a criar zonas de fãs nas principais praças das respetivas cidades, durante a transmissão dos jogos.

Esta é uma forma de protesto contra o processo que levou à escolha daquele emirato do Golfo Pérsico e, sobretudo, a exploração de trabalhadores e atentados aos direitos humanos durante os trabalhos de construção dos estádios para o evento. Várias organizações de defesa dos direitos humanos denunciaram esses factos – entre elas, esteve a Amnistia Internacional, já há dois anos [ver 7MARGENS], que também exigiu indemnizações para esses trabalhadores.

Os presidentes das câmaras e conselhos municipais de Lille, Reims, Estrasburgo e Marselha, entre várias outras cidades, já tinham tomado essa opção. Paris juntou-se esta segunda-feira.

“Esta competição transformou gradualmente num desastre humano e ambiental, incompatível com os valores que queremos ver transmitidos através do desporto e especialmente do futebol”, disse Benoît Payan, presidente da Câmara de Marselha, em comunicado citado pelo jornal The Guardian.

Como parece estar fora de questão pressionar a seleção de França para não participar, depois de anos de preparação por parte da equipa, a sociedade francesa encontrou uma forma de expressar a repulsa pelo que vai estar subjacente a este Mundial.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This