Vários feridos e dois mortos em ataque suicida a catedral católica na Indonésia

| 28 Mar 2021

Dois bombistas suicidas que se aproximaram da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Makassar (Indonésia) morreram quando tentaram concretizar um atentado, depois de frustrado o seu intento de entrar na catedral, onde decorria a missa de Domingo de Ramos.

Os dois bombistas entraram de motocicleta no portão principal do edifício, mas foram travados por seguranças da paróquia, o que evitou que a explosão ocorresse dentro da catedral daquela que é a mais importante cidade da ilha Celebes (ou Sulawesi), situada no Sul.

Apesar disso, além dos dois bombistas que morreram, pelo menos outras 14 pessoas ficaram feridas, de acordo com a fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). A mesma fonte cita Gomar Gultom, líder do Conselho de Igrejas da Indonésia, que classificou o sucedido como “cruel”.

Na sua alocução dominical, em Roma, o Papa falou do sucedido, pedindo as orações “por todas as vítimas da violência, em particular pelas do atentado” na Indonésia

A AIS recorda que, nos últimos anos, tem aumentado a violência contra os cristãos na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo. Em Maio de 2018, seis pessoas da mesma família fizeram-se explodir contra três igrejas em Surabaya, a segunda maior cidade do país, provocando mais uma dezena de fiéis. Vários atentados têm sido reivindicados pelo Jamaah Ansharut Daulah, movimento ligado ao Daesh, uma das regiões do mundo para onde os terroristas se estão a transferir, depois da derrota militar na Síria e no Iraque, como referia já o Relatório de 2018 sobre a Liberdade Religiosa no Mundo.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

podcast

“Estado social: as crises são todas iguais?”

“Estará o Estado Social a definhar? Como reagiu o nosso Estado Social à crise financeira de 2010? E à pandemia? Como responderam o nosso e o dos outros? Qual das duas crises ‘infetou’ mais o Estado Social português?”

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This