Vários feridos e dois mortos em ataque suicida a catedral católica na Indonésia

| 28 Mar 21

Dois bombistas suicidas que se aproximaram da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Makassar (Indonésia) morreram quando tentaram concretizar um atentado, depois de frustrado o seu intento de entrar na catedral, onde decorria a missa de Domingo de Ramos.

Os dois bombistas entraram de motocicleta no portão principal do edifício, mas foram travados por seguranças da paróquia, o que evitou que a explosão ocorresse dentro da catedral daquela que é a mais importante cidade da ilha Celebes (ou Sulawesi), situada no Sul.

Apesar disso, além dos dois bombistas que morreram, pelo menos outras 14 pessoas ficaram feridas, de acordo com a fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). A mesma fonte cita Gomar Gultom, líder do Conselho de Igrejas da Indonésia, que classificou o sucedido como “cruel”.

Na sua alocução dominical, em Roma, o Papa falou do sucedido, pedindo as orações “por todas as vítimas da violência, em particular pelas do atentado” na Indonésia

A AIS recorda que, nos últimos anos, tem aumentado a violência contra os cristãos na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo. Em Maio de 2018, seis pessoas da mesma família fizeram-se explodir contra três igrejas em Surabaya, a segunda maior cidade do país, provocando mais uma dezena de fiéis. Vários atentados têm sido reivindicados pelo Jamaah Ansharut Daulah, movimento ligado ao Daesh, uma das regiões do mundo para onde os terroristas se estão a transferir, depois da derrota militar na Síria e no Iraque, como referia já o Relatório de 2018 sobre a Liberdade Religiosa no Mundo.

 

Nova estratégia de combate ao antissemitismo será apresentada em outubro

União Europeia

Nova estratégia de combate ao antissemitismo será apresentada em outubro novidade

A União Europeia (UE) deverá divulgar, no próximo mês de outubro, uma “nova estratégia de combate ao antissemitismo e promoção da vida judaica”. A iniciativa surge na sequência da disseminação do racismo antissemita em inúmeros países da Europa, associada a teorias da conspiração que culpabilizam os judeus pela propagação da covid-19, avançou esta quarta-feira, 22, o Jewish News.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Livrai-nos do Astérix, Senhor!

Livrai-nos do Astérix, Senhor! novidade

A malfadada filosofia do politicamente correcto já vai no ponto de apedrejar a cultura e diabolizar a memória. A liberdade do saber e do saber com prazer está cada vez mais ameaçada. Algumas escolas católicas do Canadá retiraram cerca de cinco mil títulos do seu acervo por considerarem que continham matéria ofensiva para com os povos indígenas.

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga

João Lavrador deixa Açores para Viana

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga novidade

Com a escolha de João Lavrador para a sede vacante de Viana fica agora Angra sem bispo. Mas Braga já está à espera de sucessor há dois anos, enquanto em Leiria se perspectiva a sucessão talvez até final do ano. Há bispos que querem sair de onde estão, outros não querem alguns para determinados sítios. “Com todas estas movimentações, é difícil acreditar que a nomeação de um bispo seja obra do Espírito Santo”, diz um padre.

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow

Cimeira do Clima

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow novidade

A Comunidade de Taizé foi convidada pelo Comité Coordenador da COP26 das Igrejas de Glasgow para preparar e liderar uma vigília para estudantes e jovens em Glasgow durante a Cimeira do Clima. Mais de sete mil pessoas passaram por Taizé, desde junho, semana após semana, apesar do contexto da pandemia que se vive.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This