Comunicado do cardeal O'Malley

Vaticano quer “ajudar a Igreja em Portugal” a atuar contra os abusos

| 17 Fev 2023

cardeal o'malley abuso menores foto vatican news

“A primeira e principal preocupação deve estar com as vítimas, cujo direito à justiça e às necessidades de cuidado adequado deve ser uma prioridade conjunta”, escreveu o cardeal Sean O’Malley. Foto © Vatican Media.

 

O presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores, cardeal Sean O’Malley, destacou esta sexta-feira, 17 de fevereiro, a importância do relatório sobre abusos sexuais de crianças apresentado pela Comissão Independente designada pela Conferência Episcopal Portuguesa e disponibilizou-se para “ajudar a Igreja em Portugal na sua reflexão sobre as recomendações” contidas no mesmo.

“Uno-me à Igreja em Portugal para agradecer à Comissão Independente pelo seu importante trabalho, que aponta para a necessidade de combater tudo o que promove o silêncio daqueles que foram afetados pelo abuso, silêncio que impede uma prevenção eficaz e a administração da justiça”, escreveu O’Malley, principal responsável do Vaticano pela proteção de menores, num comunicado divulgado na página da comissão.

O arcebispo de Boston (EUA) considera que “a Igreja em Portugal deu passos importantes para resolver esta questão” e defende que “a primeira e principal preocupação deve estar com as vítimas, cujo direito à justiça e às necessidades de cuidado adequado deve ser uma prioridade conjunta”.

“A garantia de políticas robustas, implementadas em toda a Igreja, e a possibilidade de verificar boas práticas e códigos de conduta adequados para cada bispo, padre, irmã ou irmão religioso ou catequista proporcionará um ambiente mais seguro para as crianças e um testemunho mais fiável do Evangelho”, sustenta.

O responsável conclui pedindo um compromisso comum na “defesa vigorosa dos direitos das vítimas e sobreviventes de abuso”, bem como no trabalho de “prevenção, transparência, responsabilidade e tolerância zero” na Igreja.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This