Cardeal Pietro Parolin está no terreno

Vaticano com iniciativas de paz nos Camarões e no Sudão do Sul

| 14 Ago 2023

O cardeal Pietro Parolin está em visita ao Sudão do Sul. Foto © Vatican Media

O cardeal Pietro Parolin está em visita ao Sudão do Sul. Foto © Vatican Media

 

Há pedidos expressos pelo Papa Francisco no Angelus que encontram um reduzido eco nos media. É, de um modo geral, o caso dos que se reportam a conflitos que ocorrem em África. Um exemplo: foram poucas as notícias sobre o pedido feito pelo Pontífice no domingo, dia 13, em favor da paz na República dos Camarões e a referência à realização, no dia seguinte, em Bafoussam, de uma peregrinação para pedir a paz para o país.

O Vatican News, portal de informação da Santa Sé, recorda que a República dos Camarões tem sido assolada desde 2017 por uma guerra civil, até agora confinada às regiões ocidentais, temendo-se uma possível escalada. Aquela que é conhecida como “crise anglófona”, diz ainda o Vatican News, teve origem numa insurreição promovida por separatistas de língua inglesa contra as forças armadas regulares. Em consequência, o governo enviou o exército para as regiões de língua inglesa para reprimir a dissidência. O conflito agravou-se, registando-se, nos primeiros seis meses de 2023, um aumento da violência e da repressão, com o assassinato de jornalistas e a prisão de importantes empresários locais.

Entretanto, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, está em visita ao Sudão do Sul para demostrar a solidariedade com a região de Malakal, atingida por desastres naturais, e para incentivar os esforços de paz. A visita de Pietro Parolin termina na quinta-feira, dia 17, com a celebração de uma Missa pela Paz e a Reconciliação.

 

Guerra e Paz: angústias e compromissos

Um ensaio

Guerra e Paz: angústias e compromissos novidade

Este é um escrito de um cristão angustiado e desorientado, e também com medo, porque acredita que uma guerra devastadora na Europa é de alta probabilidade. Quando se chega a este ponto, é porque a esperança é já pequena. Manda a consciência tentar fazer o possível por evitar a guerra e dar uma oportunidade à paz. — ensaio de Nuno Caiado

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados novidade

Estou na Calábria com vista para a Sicília e o vulcão Stromboli ao fundo. Reunião de Coordenadores das Redes Internacionais do Graal. Escolhemos reunir numa propriedade de agroturismo ecológico, nas escarpas do mar Jónio, da antiga colonização grega. Na Antiguidade, o Mar Jónico foi uma importante via de comércio marítimo.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This