AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Papa Francisco em videoconferência com patriarca cirilo a 16 março 2022 foto facebook de antonio spadaro sj

Possível mediação com Rússia

Vaticano traça linha vermelha: “Integridade territorial da Ucrânia” não é negociável

| 15/06/2022

Papa Francisco em videoconferência com patriarca cirilo a 16 março 2022 foto facebook de antonio spadaro sj

Papa Francisco já ensaiou vários passos diplomáticos junto do patriarca de Moscovo, afeto a Putin, como nesta videoconferência a 16 de março de 2022. Foto do Facebook de Antonio Spadaro sj.

 

O Vaticano manteve esta semana a defesa da “Integridade territorial da Ucrânia”, depois de a Rússia ter admitido, pela primeira vez, a mediação da diplomacia da Santa Sé para acabar com a guerra na Ucrânia.

Segundo a Vida Nueva, não houve nenhuma reação formal e oficial ao comunicado emitido pelo diretor do Departamento Europeu do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Alexei Paramonov, na segunda-feira, dia 13, mas logo depois, na terça-feira, 14, o secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Paul Gallagher, num colóquio sobre migração realizado na Pontifícia Universidade Gregoriana, deixou a garantia da linha vermelha traçada.

Referindo-se à Ucrânia, país que visitou há semanas, para se reunir com as autoridades religiosas e políticas, Gallagher enfatizou que “a Santa Sé defende a integridade territorial da Ucrânia”. E insistiu que foi o povo ucraniano quem sofreu a “agressão russa”. Por isso, sublinhou que, embora a Santa Sé deva “trabalhar pela paz”, também deve “resistir à tentação de comprometer a integridade territorial da Ucrânia”.

Na última segunda-feira, o Kremlin, através de Alexei Paramonov, tinha admitido pela primeira vez que o regime de Putin poderia estar aberto à mediação do Vaticano para acabar com a guerra na Ucrânia.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

São João da Cruz: poesia e mística

Ano Jubilar de São João da Cruz (9)

São João da Cruz: poesia e mística novidade

Até Dezembro decorre o ano jubilar de São João da Cruz, celebrando o terceiro centenário da canonização e os 100 anos da sua proclamação como Doutor da Igreja Católica. O jubileu tem como lema “A esperança alcança tanto quanto espera” e propõe itinerários de renovação espiritual e mística. A propósito do ano jubilar, o 7MARGENS propõe mensalmente, aos dias 13/14 (assinalando o dia da sua morte, a 14 de Dezembro de 1591), um conjunto de textos do padre carmelita e teólogo Armindo Vaz. 

Padre Telmo Ferraz

[Entre Margens]

Padre Telmo Ferraz novidade

Resumidamente, o Padre Telmo Ferraz nasceu na aldeia de Bruçó, Mogadouro, na região de Trás-os-Montes. Pertencia à Diocese de Bragança e Miranda. Ordenou-se em 1951. Foi Pároco em algumas Paróquias da Diocese, trabalhando muito afincadamente na Barragem do Picote, onde desenvolveu uma pastoral muito humanitária junto dos operários. [Texto de Serafim Falcão].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.