Vax Live: Papa e políticos juntam-se a músicos para angariar dinheiro e levar vacinas aos países pobres

| 5 Mai 21

vax live foto global citizen.org (1)

O Vax Live será transmitido a partir das 1h do dia 9 de maio e contará com a intervenção do Papa Francisco. Foto © Global Citizen.

 

Sensibilizar os responsáveis políticos e o poder económico para o acesso universal à vacina contra a covid-19 é o grande objetivo do Vax Live – o concerto para reunir o mundo, que acontece no próximo sábado, dia 8, e que conta com mensagens de líderes políticos e do Papa Francisco. Entretanto, nesta quarta-feira, a Administração Biden anunciou que apoia a dispensa a proteção da propriedade intelectual das vacinas contra a covid: estão a viver-se “circunstâncias extraordinárias” que “exigem medidas extraordinárias”, justificou Katherine Tai, representante dos EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A iniciativa do concerto cabe à organização internacional Global Citizen e tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e de presidentes e chefes de Governo de vários países. Será apresentada pela cantora, atriz e produtora multi-platina Selena Gomez, numa noite de música e de apelos à igualdade de acesso às vacinas em todo o mundo, com a participação de celebridades como Jennifer Lopez, Eddie Vedder, Foo Fighters, J. Balvin, HER, entre outros.

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o príncipe Harry, do Reino Unido, serão alguns dos que intervirão no espetáculo, sendo esperadas também mensagens de figuras internacionais como o presidente francês, Emmanuel Macron, ou o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau e – surpresa que não tinha sido divulgada no início – do Papa Francisco. Sabe-se que este irá pedir que os responsáveis e as sociedades “não esqueçam os mais vulneráveis”.

Para que não fique tudo em música e conversa, o evento foi batizado como sendo de “dólares por doses”, para se referir aos apelos que serão feitos no sentido de reunir o muito dinheiro que ainda falta para que o programa que foi criado para a distribuição das vacinas em países em vias de desenvolvimento chegue aos dois mil milhões de dólares até ao fim de 2021.

Neste momento, segundo dados da Global Citizen, mais de 100 países em todo o mundo ainda não viram chegar nem sequer uma dose da vacina. Ao mesmo tempo, os países ricos, que representam apenas 13% da população global, compraram previamente mais de metade das doses da vacina contra a covid disponíveis no mundo. Por seu lado, algumas grandes empresas farmacêuticas também estão a cobrar preços exorbitantes pelas vacinas. “Ao protegerem a respetiva propriedade intelectual, as empresas tornam esse recurso – que salva vidas e põe fim à pandemia – um produto privado em vez de um bem público”, considera a organizadora deste evento.

O Vax Live será transmitido, a partir das 19h locais (1h do dia 9 em Portugal), por vários canais, entre os quais se contam as cadeias norte-americanas ABC, ABC News Live, CBS, Fox, e o YouTube, bem como pelas estações de rádio de transmissão iHeartMedia e a aplicação iHeartRadio.

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This