Encontro científico

Veneração a Maria entre budistas, muçulmanos e hindus

| 13 Mai 2023

A Universidade Nacional de Singapura acaba de organizar, através de um dos seus centros de investigação, um encontro científico internacional de três dias sobre o tema “Mais universal do que o Catolicismo? Maria entre as religiões asiáticas”.

A iniciativa decorreu de 10 a 12 de maio e foi levada a cabo pela Iniciativa para o Estudo dos Católicos Asiáticos (da Universidade anfitriã) e pelo Centro de Estudos Marianos da Universidade de St Mary, Twickenham, Londres, Reino Unido. Decorreu no âmbito de um projeto-piloto de investigação sobre o Marianismo Asiático.

Com um programa de seis painéis com estudiosos de diferentes países, a conferência – refere a informação divulgada – tem em consideração que “as formas de abordar e de se envolver com Maria variam enormemente entre pessoas de diferentes credos e culturas”.  E explica:

“Muitas vezes, Maria está presente através da exibição de imagens e estátuas com particularidades artísticas, étnicas e de género que exigem uma atenção crítica (…). Essas estátuas podem tornar-se o centro de rituais mais amplos, incluindo ofertas materiais, peregrinações coletivas e cerimónias de cânticos. Enraizadas em significados culturais mais amplos, estas práticas envolvem vários modos de envolvimento subjetivo e corporal”.

Num artigo divulgado recentemente no National Catholic Reporter, destaca-se igualmente que a figura de Maria de Nazaré, mãe de Jesus, é objeto de devoção muito para lá das fronteiras do catolicismo, nomeadamente na Ásia, onde é venerada, além de por católicos e ortodoxos, também por muitos devotos do Islão, do Budismo e do Hinduísmo, mesmo não fazendo parte dos ensinamentos destas religiões.

“Embora este caráter pan-religioso das devoções marianas possa suscitar preocupações quanto ao sincretismo, há muito a aprender com ele”, faz notar o artigo do National Catholic Reporter.

O artigo dá o exemplo da cidade-estado de Singapura. Ali, “na igreja mais famosa da ilha-Estado, num santuário mariano sob os cuidados dos Redentoristas, não é raro ver devotos muçulmanos e hindus levarem os seus pedidos a Maria”.

A Iniciativa para o Estudo dos Católicos Asiáticos

(ISAC, na sua sigla em inglês) é uma plataforma de colaboração internacional organizada pelo Asia Research Institute. Tem por finalidade “promover a investigação científica social sobre os católicos asiáticos nas sociedades contemporâneas”, numa perspetiva multidisciplinar, das ciências sociais e humanas.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

O regresso da sombra da escravidão

O regresso da sombra da escravidão novidade

Vivemos um tempo de grande angústia e incerteza. As guerras multiplicam-se e os sinais de intolerância são cada vez mais evidentes. A fim de ser concreta também a nossa Quaresma, o primeiro passo é querer ver a realidade. O direito internacional e a dignidade humana são desprezados. [O texto de Guilherme d’Oliveira Martins]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This