“Verdades” dos mitos: rituais de donzelar
“Eu herdo a tríplice dimensão axiológica possível desses objectos:
a consumística-mercantil, a ritual-simbólica, a estética-formal. […]
Este é o questionamento fundamental de todo o processo educativo
e é o paradoxo da educação em Moçambique:
com que valores educar e para que sociedade?
(Severino Ngoenha, in Estatuto e axiologia da Educação. Maputo: Imprensa Universitária)
Há mitos sobre rituais de iniciação, sobretudo no que se refere ao de passagem da adolescência à idade adulta. Um deles tem a ver com o facto de que o que se trata nessas cerimónias deverá ser guardado em segrego; o outro tem a ver com a ideia que se criou de que, no sul de Moçambique, não há esse tipo de eventos para as donzelas e que só no norte é que são realizados. Neste texto, falarei sobre o segundo mito acabado de apontar.
Essa afirmação tem-me desafiado tanto quanto o tem feito a obra de Severino Ngoenha, acima citada. Ela surge de conversas que tive com os meus alunos, na cadeira de Cultura Moçambicana: acabados de chegar do 12º ano de escolaridade do ensino público moçambicano, já me questionaram por que razão é que só no norte de Moçambique é que existem rituais de iniciação. Tenho-lhes sempre respondido que, embora nas cidades esses rituais tendam a reduzir-se, eles existem nas diferentes culturas de Moçambique de norte a sul.
A grande questão é que eles são tidos como acontecimentos do foro privado. Pouco se fala acerca deles e, por causa disso, pouco se escreve sobre eles. Além disso, há sobre algumas dessas práticas, críticas relativas a atentados aos direitos humanos. Isso pode ser lido por exemplo, em trabalhos como o de Conceição Osório e Ernesto Macuacua, Os Ritos de Iniciação no Contexto Actual: ajustamentos, rupturas e confrontos (2013).
Em função da discussão sobre o assunto, que tive em duas turmas, em anos diferentes – e sem que nenhuma delas tenha trazido, como resultados das suas pesquisas, dados sobre a realização de rituais de passagem da adolescência para a idade adulta – tento iniciar uma conversa com os poucos aspectos que já reúno. Quem sabe, possamos alargar o diálogo?
A passagem da adolescência para a idade adulta tem sido comemorada pelos matsua, grupo étnico da província de Inhambane, sul de Moçambique. É festejada. Não passa em vão. Ela é marcada pelo início da menstruação da menina. Ao saber do seu novo estado, as suas tias paternas ou a sua avó desempenham um papel importante em diferentes fases de um ritual, que mais do que celebrar, é de transmissão de conhecimento sobre o seu corpo e sobre a sua nova condição, a de adulta. É lhe ensinado que já é uma mulher e que já se encontra em condição de conceber. Refira-se que a fertilidade é um aspecto muito importante da vida destas sociedades.
Há uma espécie de “manual de instruções” para a fase adulta que a menina recebe, durante um certo período, que se avizinha à data da sua primeira menstruação. Há ensinamentos sobre a sua inserção na sociedade, porque antes de ser adulta, ela é um ser com nenhuma ou muito pouca contribuição na sociedade. É lhe falado o seu papel como mãe, educadora, sobretudo esposa. Há uma grande tónica que é dada à vida sexual e à fertilidade. Há também explicação sobre os papeis das pessoas nos rituais que se realizam na sua comunidade: o nascimento, a imposição do nome, o casamento, processo de cura ou de gestão de doenças e a morte. Esta informação revela que é uma fase que não é passada em branco.
Conversei com várias pessoas desta etnia, para me informar melhor sobre o ritual de iniciação do qual venho falando. Após ouvir algumas delas, posso sintetizar do seguinte modo o que uma me contou:
Eu sabia que, quando chegasse a minha primeira menstruação, deveria informar a minha avó ou uma das minhas tias paternas. E foi o que aconteceu. Informei a minha avó, que me acolheu com muita alegria. Ela ensinou-me, imediatamente, como proceder com o corpo, em casos desses, mas antes disso, passou-me uma mezinha, um pó preto na barriga. Cercou-a com um traço circular, iniciando-o no umbigo, dando a volta pelas costas e terminando onde começou. Juntou o mesmo pó a uma papa, que me sentei a comer. Depois disso, foi-me dito que não deveria sair de casa, nem atravessar caminhos, até depois da cerimónia que marcaria o meu “fechamento”. Não sabia do que é que se tratava, mas esperei pacientemente, até o dia em que vieram as minhas tias paternas com roupas novas, que me foram dadas após uma primeira sessão das várias que se foram seguindo, nas quais se dizia que eu precisava de ser inserida na vida da comunidade. Mas nesse mesmo dia, desse segundo ritual, o de aconselhamento, porque o primeiro tinha sido realizado pela minha avó, foi chamado o meu irmão que, com recurso a uma vara, bateu-me de modo leve nas costas; eu tinha uma capulana que me cobria, não me doeu. Mas foi-me depois explicado que eu deveria cuidar-me para que nenhum homem me batesse nas costas, quando eu estivesse menstruada, porque isso aumentaria o meu ciclo menstrual. E isso é algo que guardei para toda a minha vida. Não deixo que me amassem o corpo, nem que mo toquem, enquanto estiver menstruada. Depois dessa fase de abordagem pelas minhas tias, foram-me oferecidas as roupas, cantámos, dançámos e comemos. Foi uma festa, porque a família acabava de receber uma mulher e deveria anunciá-lo à comunidade. O resto são coisas íntimas, que não te posso contar…
Fui procurar saber de outras pessoas do sul; desta feita, questionei pessoas da mesma província, Inhambane, de um outro grupo étnico, os bitonga (ou vatonga), onde a passagem da adolescência para a idade adulta também é festejada com rituais similares aos que mencionei anteriormente. Mas parece-me salutar deixar alguns breves pormenores.
O primeiro dia da menstruação de uma menina, marca a sua entrada para a idade adulta. Fecha-se um ciclo de criança e inicia-se o de adulta, que, em primeira instância, fica dentro de casa para receber ensinamentos básicos sobre o seu corpo e a vida da mulher adulta, mais ou menos nos moldes acima narrados. Nesse dia, é-lhe dada a tomar uma mezinha vermelha, um pó de terra utilizado para tratar dores de barriga, após o que, o mesmo recipiente com a mesinha é utilizado para rodar a sua cabeça, fazendo uma espécie de círculo imaginário, que começa na sua cara, dá a volta à cabeça e volta a fechar no ponto inicial. A menina não pode sair de casa, antes do dia que marca a segunda fase do seu ritual de passagem, dia no qual ela sai do quarto para o quintal, acende lume e leva uma cavaca, para a atirar ao mar ou no rio gritando: wugulungo wangôooo! Khandri wugulungo, gudhandra, ou seja, “que coisa miserável, a que estou a passar!” ao que as adultas que a acompanham respondem: “Não é uma miséria, é a tua entrada para a vida de adulta.” De regresso a casa há mais uma mezinha que lhe é dada (que consiste em ela mastigar uma espécie de caniço, o chamado mboci). Depois desta cerimónia, ela é recebida pela restante família alargada em festa. Come-se, canta-se e dança-se. Para além da sua família, nessa festa a donzela faz-se acompanhar por outras da mesma idade ou mais velhas acabadas de passar pelo mesmo ritual. Um outro exemplo acerca dele é ficcionado na obra O Ritual de Águeda, da autoria de Sónia Jona.
Em ambos casos e nos relatados sobre o norte de Moçambique, está patente a ideia de que existe um ritual de passagem, que faz com que a transição de uma condição de donzela para a idade adulta tenha marcas que lhes são peculiares. Não são momentos iguais ao dia a dia comum das meninas. Não são dias como os outros. E todos os eventos em torno do assunto já deixam a moça preparada para o casamento e para a procriação. A ideia de se estar pronta para o casamento e para a procriação é que tem trazido muitas controvérsias, nos últimos anos, e tem sido debatida, por estar na origem dos casamentos prematuros. Não é o ritual em si ou todas as componentes que têm sido colocadas em causa, mas a coisificação da mulher como objecto sexual.
No caso das culturas do Sul, que acabei de descrever, o “manual de instruções” dado à menina é reativado nas vésperas do seu casamento tradicional (o lobolo), que é antecedido da cerimónia do Kulaya, i.e., cerimónia de aconselhamento à noiva, que são caracterizadas por outros rituais diferentes dos da adolescência. Mas esse é assunto para um outro texto.
A pesquisa básica e breve que caracteriza este texto deverá, futuramente, ser aprofundada por uma investigação mais aturada, mais demorada, mas esta serviu apenas para responder aos meus alunos e a mim mesma: existem ritos de iniciação a raparigas, no sul de Moçambique. A questão que se coloca é que são envoltos em mitos, além de que têm mais lugar em regiões rurais, que são as que ainda preservam as tradições. E isto coloca-me a mim como mãe e como docente de Cultura Moçambicana questionamentos sobre qual é ou quais é que são as culturas moçambicanas que deverei ensinar.
Sara Jona Laisse é docente de Cultura Moçambicana na Universidade Politécnica, em Maputo e participante do movimento Graal, em Moçambique. Contacto: saralaisse@yahoo.com.br
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]
[À Margem]
Igreja fraturada
“Não houve concílio, houve um sínodo. Um sínodo muito especial. Mas, quebrado o impulso deste, as fraturas dentro da Igreja Católica estão expostas à vista desarmada. Que futuro antecipam?”
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
José Allamano e a Consolata
Exposição fotográfica revela 100 anos de história das missões
Por ocasião dos 100 anos da morte de São José Allamano, assinalados este ano, o Consolata Museu, em Fátima, tem patente ao público uma exposição dedicada a este fundador dos dois institutos missionários. [Texto de Juliana Batista].
Relatório Centro Rossing
Jerusalém: ataques violentos a cristãos quase duplicaram em dois anos
Os ataques violentos a cristãos em Israel e em Jerusalém oriental ocupada estão a tornar-se cada vez mais frequentes, tendo quase duplicado nos dois últimos anos, de acordo com organizações israelitas citadas pelo órgão público de rádio alemão Deutsche Welle (DW).
Apelo ao Governo
Cristãos do Bangladesh querem feriado no Domingo de Páscoa e maior representação na vida pública
Um cordão humano com mais de 100 pessoas exigiu, durante toda a manhã de dia 31 de março, em frente ao Clube Nacional de Imprensa, em Daca, que o Domingo de Páscoa fosse reconhecido pelo Governo do Bangladesh como feriado nacional. A concentração organizada pela Associação Cristã de Bangladesh reivindicou também lugares na vida pública reservados à representação dos cristãos e de outras minorias.
Sexta-feira Santa
Papa carrega a cruz e meditações da Via Sacra dão voz ao sofrimento dos povos do Médio Oriente
O Papa presidirá a todas as 14 estações da Via Sacra no Coliseu de Roma, carregando a cruz pessoalmente durante toda a liturgia, que será marcada pelas meditações escritas pelo frei franciscano Francesco Patton, ex-Custódio da Terra Santa (2016-2025) e que atualmente vive no santuário do Memorial de Moisés no Monte Nebo, na Jordânia.
Bíblia da CEP
Naum e Malaquias, mais dois livros proféticos com nova tradução
A comissão coordenadora da tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa acaba de divulgar as propostas de texto para o Livro de Naum e o Livro de Malaquias e aguarda agora o contributo dos leitores para melhorar a compreensibilidade dos textos.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias
Declaração conjunta inédita
Católicos e evangélicos unem-se contra políticas migratórias que “desagregam famílias” nos EUA
É com palavras duras sobre as consequências das atuais políticas de imigração nos Estados Unidos que responsáveis católicos e evangélicos se unem, pela primeira vez, numa declaração conjunta sobre esta matéria, pedindo uma reforma que combine fronteiras seguras com medidas “específicas, proporcionais e humanas”.
É notícia
[Mãos à Obra]
Projeto da Escola Básica e Secundária de Vialonga distinguido
Quando a tecnologia está nas bocas do mundo não pelas melhores razões, nada melhor para do que descortinar sinais de esperança que nos levam a ter uma outra visão sobre a mesma. As boas notícias, mesmo as tecnológicas, também fazem parte do nosso quotidiano. Hoje queremos dar-vos a conhecer o CDI – Center of Digital Inclusion através de algumas das suas iniciativas, nomeadamente o projecto Apps for Good Portugal.
Aos leitores
Problemas na “newsletter” do 7MARGENS
Desde o início desta semana que a newsletter enviada por correio eletrónico aos leitores do 7MARGENS tem chegado tarde ou com problemas de leitura.
Sondagem nos EUA revela
Pandemia não provocou a anunciada “recessão religiosa”
A percentagem de adultos americanos que dizem frequentar serviços religiosos pelo menos uma vez por mês caiu três pontos percentuais (passou de 33% para 30%) entre 2019 e 2022, não sustentando os receios de que a pandemia produzisse uma “recessão religiosa”.
Dia dos Mártires
Igreja na Índia recorda massacre de 2008
Treze anos depois da onda de violência que varreu o Estado de Orissa, na Índia, provocando mais de 100 mortos, a justiça é ainda uma miragem, denuncia a Fundação AIS. Desde 2016 que é celebrado pela Igreja em Orissa o dia dos Mártires.
Fundação AIS
Padre haitiano morto a tiro
Um padre que dirigia um orfanato no Haiti foi morto a tiro, Andrè Sylvestre, de 70 anos de idade, foi assassinado na tarde de segunda-feira, 6 de setembro, durante uma tentativa de assalto, revelou a Fundação AIS.
Entre margens
[Entre Margens]
Uma característica sinodal é escutar os outros
“Não é possível encontrar nos evangelhos “ipsissima verba”, os ditos de Jesus, nem narrativas absolutamente fidedignas dos factos protagonizados por Jesus, o que não nos impede de aceder ao fundamental do que Jesus pretendia revelar-nos. Nem tudo nos evangelhos é, objetivamente, verosímil e plausível, porque a produção dos textos era condicionada pelos constrangimentos culturais das comunidades. Mas tudo neles tem um significado. É o significado que deve procurar-se.”
[Entre Margens]
Joana Lopes: 88 cravos à sua memória
No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].
[Entre Margens]
Guerras e mudanças de regime
Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].
Cultura e artes
Ensaios, ficção e antologias
Bíblia para jovens, diálogo islamo-judaico, o herege, o monge e os ensaios da contista – novidades literárias até ao Natal
A Bíblia de Lourenço adaptada a jovens, os 1400 anos das relações entre judeus e muçulmanos, um ensaio sobre o Cântico das Criaturas, não-ficção de Flannery O’Connor, uma antologia do “herege” Savonarola ou a autobiografia de Thomas Merton. Alguns dos títulos que, no âmbito religioso, da espiritualidade ou das questões sociais, várias editoras publicam até ao Natal
NAZA estreou nos cinemas
O filme israelita que documenta o genocídio em Gaza
Os realizadores Yuval Abraham e Rachel Szor trazem-nos um filme, NAZA, que é um objeto de cinema que ultrapassa os limites do ecrã e nos coloca frente a frente com a máquina de morte que Israel montou para destruir Gaza – cometendo genocídio.
Cinema
Pela primeira vez, um filme produzido com o Vaticano entra na corrida aos Óscares
É um feito inédito: uma produção realizada em colaboração com o Vaticano está a iniciar o processo de qualificação para os prémios da Academia de Hollywood. Trata-se de Green Lava, documentário de 39 minutos realizado por Lia Beltrami e Ali Aksu, que acompanha a vida de Giacomo Mattivi, um jovem italiano com distrofia muscular de Duchenne.
Em 17 de outubro
Arquitetura e artes para a liturgia: arcebispo de Braga convida para encontro
Arquitetos, engenheiros, artistas, presbíteros, responsáveis de comunidades paroquiais e todos os envolvidos na construção e adequação de espaços litúrgicos estão convidados a participar no I Encontro Diocesano de Arquitetura e Artes para a Liturgia, que se realiza no próximo dia 17 de outubro, em Braga.
a importância que uma farda tem (1)
“Tomo um verso de Guimarães Rosa: todo o dia é véspera, para breves glosas da nossa circunstância”, diz Luís Soares Barbosa, poeta e professor na Universidade do Minho, que a 24/25 de cada mês, assinalando a data da implantação da democracia em Portugal, publica um poema que é, “uma espécie de comentário sobre a nossa circunstância portuguesa”.
Sete Partidas
[Sete Partidas]
As cápsulas
No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].
Aquele que habita os céus sorri
[Entre o quadro e o mundo (32)]
Menos grelhas para preencher, mais pensamento em conjunto? O desafio da colaboração nas escolas
Ter reuniões marcadas, tempo reservado nos horários e instrumentos para registar o trabalho conjunto não significa necessariamente que exista colaboração entre professores. No novo episódio do podcast “Entre o Quadro e o Mundo”, Luís Francisco Marques questiona uma escola cada vez mais capaz de organizar e medir o que é feito por todos, mas nem sempre capaz de criar uma cultura em que os professores pensem verdadeiramente em conjunto.
Agenda
[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]






















