Nos arquivos de TV flamenga

Vídeo de 1964 mostra entrevista com padre pioneiro da teoria do Big Bang

| 3 Fev 2023

 

A estação de televisão belga-flamenga VRT redescobriu um vídeo de 20 minutos em que o padre e astrofísico Georges Lemaître, considerado o pai da teoria do Big Bang, explica a origem do universo a partir da teoria da expansão iniciada com a explosão maciça do que chamou de “átomo primordial” ou “ovo cósmico”.

O vídeo, que pode ser visto acima, contém a entrevista dada por Lemaître a 14 de fevereiro de 1964 e que foi transmitida na época. Fazendo referência aos textos que elaborara em 1931, o astrofísico explica como tudo mudou na década de vinte (do século passado): “antes da teoria da expansão do universo, pensávamos que o universo fosse estático”, fosse igual ao que sempre fora. A teoria por ele avançada de um Big Bang inicial trouxe consigo todo um debate sobre a criação: que haveria antes desse Big Bang? Defendend que Deus não é o “relojoeiro do universo”, o astrofísico acrescenta que a ciência permite perceber como Deus está escondido por detrás da realidade física e que a teoria da expansão aponta para “um começo muito diferente do estado atual do universo, um começo de multiplicidade que pode ser descrito (…) como desintegração de toda a matéria na forma de átomos”. Mas sendo uma realidade tão diferente daquela que conhecemos, não tem que ter um antes temporal – ali sempre esteve tudo quanto deu origem ao que está contido no universo em expansão.

Num outro vídeo, realizado pelo The Thomistic Institute, é ilustrada a decisiva contribuição do padre Georges Lemaître para o avanço da astrofísica e são apresentadas as suas teses sobre a expansão do universo. Até agora, de acordo com a Catholic News Agency, que no dia 1 de fevereiro noticia o achado, não se conhecia nenhum vídeo com Lemaître, apenas existiam fotografias suas, sendo a mais popular aquela em que ele aparece ao lado de Albert Einstein.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Cruz Vermelha quer levar ajuda urgente às vítimas das cheias no Brasil

Apelo internacional

Cruz Vermelha quer levar ajuda urgente às vítimas das cheias no Brasil novidade

Com o objetivo de “aumentar a assistência humanitária às comunidades afetadas pelas devastadoras inundações no Rio Grande do Sul, no Brasil”, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) lançou um “apelo de emergência de cerca de oito milhões de euros”, anunciou a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), na última quarta-feira, 22 de maio.

A Dignidade da pessoa humana como prioridade

A Dignidade da pessoa humana como prioridade novidade

Na semana depois de Pentecostes é oportuno recordar a publicação da declaração Dignitas Infinita sobre a Dignidade Humana, elaborada durante cinco anos e divulgada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, pondo a tónica na dimensão universal, filosófica e antropológica, do respeito pela pessoa humana enquanto fator de salvaguarda dos direitos humanos, do primado da justiça e do reconhecimento de que todos os seres humanos como livres e iguais em dignidade e direitos.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This