
As dioceses de acolhimento – Lisboa, Setúbal e Santarém – vão juntar-se e rezar no Mosteiro do Jerónimos, em Belém, pelas 21h30. Este momento de oração será centrado em Maria, sob o mote “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Foto © JMJ Lisboa 2023.
De Vila Real ao Algarve, passando pelo Porto, Viseu e Lisboa, quase todas as dioceses disseram “sim” ao desafio do Comité Organizador Local (COL) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 de realizar uma Vigília pela JMJ, na noite deste sábado, 25 de março.
As dioceses de acolhimento – Lisboa, Setúbal e Santarém – vão juntar-se e rezar no Mosteiro do Jerónimos, em Belém, pelas 21h30. Este momento de oração será centrado em Maria, sob o mote “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”, que foi o tema da JMJ Panamá 2019. Um dos objetivos desta união entre as três dioceses é o de “criar comunhão” e “preparar, na oração, a chegada dos peregrinos”, sublinha o comunicado enviado esta sexta-feira, 24, ao 7MARGENS.
Também as dioceses de Vila Real, Braga, Porto e Bragança-Miranda se irão juntar para a Vigília pela JMJ, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, pelas 21h. Para aqueles que não se possam deslocar, vai também haver vigílias nos oito arciprestados da diocese de Vila Real.
As dioceses de Évora, Beja e Algarve vão também rezar juntas pelos frutos da JMJ Lisboa 2023, tendo preparado uma tarde com diversas atividades e momentos de partilha. As atividades começarão às 16h, no Seminário de Beja, e a vigília terá início às 21h, na Sé de Beja.
Já a diocese de Portalegre-Castelo Branco irá viver esta Vigília JMJ no âmbito do habitual “Take 23”, na Igreja de São Lourenço, em Portalegre. A oração está marcada para as 21h e contará com a presença do bispo diocesano.
Na diocese de Leiria-Fátima, este momento de oração será vivido no Santuário de Fátima. A vigília terá início às 21h30, com a oração do Terço e Procissão de Velas, na Capelinha das Aparições, continuando depois na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
A diocese da Guarda vai rezar pelos frutos da JMJ Lisboa 2023 na Sé da Guarda, na Igreja de Paços da Serra e na Igreja Colmeal da Torre. No dia 26 de março, domingo, pelas 17h30, haverá vigília na Igreja de São Pedro, em Trancoso. Todas as igrejas serão enfeitadas com elementos decorativos alusivos à JMJ e bandeiras representando vários países.
No Funchal, terá lugar a “Noite JMJ”, com a vigília de oração a ter início às 20h30, no Seminário Diocesano. A diocese de Lamego irá realizar a Vigília JMJ no Tabuaço. Em Viseu, a esta acontecerá na Capela do Instituto Jesus, Maria e José e, também, em diversas paróquias.