Dia 25 de março

Vigília pela JMJ une dioceses de norte a sul

| 24 Mar 2023

vigília pela JMJ, foto JMJ Lisboa 2023

As dioceses de acolhimento – Lisboa, Setúbal e Santarém – vão juntar-se e rezar no Mosteiro do Jerónimos, em Belém, pelas 21h30. Este momento de oração será centrado em Maria, sob o mote “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Foto © JMJ Lisboa 2023.

 

De Vila Real ao Algarve, passando pelo Porto, Viseu e Lisboa, quase todas as dioceses disseram “sim” ao desafio do Comité Organizador Local (COL) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 de realizar uma Vigília pela JMJ, na noite deste sábado, 25 de março.

As dioceses de acolhimento – Lisboa, Setúbal e Santarém – vão juntar-se e rezar no Mosteiro do Jerónimos, em Belém, pelas 21h30. Este momento de oração será centrado em Maria, sob o mote “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”, que foi o tema da JMJ Panamá 2019. Um dos objetivos desta união entre as três dioceses é o de “criar comunhão” e “preparar, na oração, a chegada dos peregrinos”, sublinha o comunicado enviado esta sexta-feira, 24, ao 7MARGENS.

Também as dioceses de Vila Real, Braga, Porto e Bragança-Miranda se irão juntar para a Vigília pela JMJ, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, pelas 21h. Para aqueles que não se possam deslocar, vai também haver vigílias nos oito arciprestados da diocese de Vila Real.

As dioceses de Évora, Beja e Algarve vão também rezar juntas pelos frutos da JMJ Lisboa 2023, tendo preparado uma tarde com diversas atividades e momentos de partilha. As atividades começarão às 16h, no Seminário de Beja, e a vigília terá início às 21h, na Sé de Beja.

Já a diocese de Portalegre-Castelo Branco irá viver esta Vigília JMJ no âmbito do habitual “Take 23”, na Igreja de São Lourenço, em Portalegre. A oração está marcada para as 21h e contará com a presença do bispo diocesano.

Na diocese de Leiria-Fátima, este momento de oração será vivido no Santuário de Fátima. A vigília terá início às 21h30, com a oração do Terço e Procissão de Velas, na Capelinha das Aparições, continuando depois na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A diocese da Guarda vai rezar pelos frutos da JMJ Lisboa 2023 na Sé da Guarda, na Igreja de Paços da Serra e na Igreja Colmeal da Torre.  No dia 26 de março, domingo, pelas 17h30, haverá vigília na Igreja de São Pedro, em Trancoso. Todas as igrejas serão enfeitadas com elementos decorativos alusivos à JMJ e bandeiras representando vários países.

No Funchal, terá lugar a “Noite JMJ”, com a vigília de oração a ter início às 20h30, no Seminário Diocesano. A diocese de Lamego irá realizar a Vigília JMJ no Tabuaço. Em Viseu, a esta acontecerá na Capela do Instituto Jesus, Maria e José e, também, em diversas paróquias.

 

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção?

“A Lista do Padre Carreira” debate

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção? novidade

Os silêncios do Papa Pio XII durante aa Segunda Guerra Mundial “foram uma escolha”. E não apenas no que se refere ao extermínio dos judeus: “Ele também não teve discursos críticos sobre a Polónia”, um “país católico que estava a ser dividido pelos alemães, exactamente por estar convencido de que uma tomada de posição pública teria aniquilado a Santa Sé”. A afirmação é do historiador Andrea Riccardi, e surge no contexto da reportagem A Lista do Padre Carreira, que será exibida nesta quarta-feira, 31 de Maio, na TVI, numa parceria entre a estação televisiva e o 7MARGENS.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel

Revisão da lei aprovada

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel novidade

Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus” novidade

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This