Recordando D. Manuel Martins

Vigília pela nomeação de bispo para a Diocese de Setúbal

| 16 Jan 2023

D. Manuel Martins, Setúbal

D. Manuel Martins, primeiro bispo de Setúbal. Foto: Direitos reservados.

 

Um grupo de católicos promove no dia 20 de janeiro, pelas 21h, na Capela do Carmo (Rua António Maria Eusébio, em Setúbal), um tempo de oração para celebrar o 96º aniversário do nascimento do primeiro bispo de Setúbal, Manuel Martins, e pedir “que Deus envie brevemente um bispo para a diocese que seja capaz de ler os sinais dos tempos”.

Setúbal encontra-se sem bispo nomeado há 10 meses (o anterior, José Ornelas, tomou posse da Diocese Leiria-Fátima a 13 de março de 2022), facto que tem gerado queixas do clero local [ver 7MARGENS], sobretudo por estar em curso o processo do sínodo 2021-2024 e a Jornada Mundial da Juventude que terá lugar em Lisboa, em agosto deste ano.

Entre os organizadores desta vigília de oração estão vários leigos, como António Soares, Conceição Lopes, Eugénio Fonseca, Manuel Pires, Maria Emília Castanheira, Victor Rosa Pereira e a irmã Palmira Lourenço. Quem quiser participar deslocando-se à Capela do Carmo deve inscrever-se, enviando mail para rosapereira@netcabo.pt.

Em qualquer caso, também está prevista a participação à distância, através do link: https://us06web.zoom.us/j/81977192396?pwd=MzVCbnkxTkljYUZkOVo2aGhCSEZOdz09.

 

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum novidade

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido

Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido novidade

“Um em cada sete cristãos sofre perseguições hoje”, alertou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, arcebispo Fortunatus Nwachukwu, no discurso que proferiu esta terça-feira, 21 de março, em Genebra, durante a 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em nome da Santa Sé, Nwachukwu, recentemente nomeado pelo Papa como secretário do Dicastério para a Evangelização, quis trazer à atenção internacional “a situação de muitas pessoas e comunidades que sofrem perseguições por causa das suas crenças religiosas”.

O poder clerical e os abusos

O poder clerical e os abusos novidade

É imperioso assumir os pecados dos crimes de abusos de crianças – como também dos outros abusos sexuais com pessoas de maior idade; é com clareza que se devem suspender todos os bispos e padres e agentes de pastoral envolvidos, pagar indemnizações e  todos os tratamentos a “abusados”. (Opinião de Joaquim Armindo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This