
D. Manuel Martins, primeiro bispo de Setúbal. Foto: Direitos reservados.
Um grupo de católicos promove no dia 20 de janeiro, pelas 21h, na Capela do Carmo (Rua António Maria Eusébio, em Setúbal), um tempo de oração para celebrar o 96º aniversário do nascimento do primeiro bispo de Setúbal, Manuel Martins, e pedir “que Deus envie brevemente um bispo para a diocese que seja capaz de ler os sinais dos tempos”.
Setúbal encontra-se sem bispo nomeado há 10 meses (o anterior, José Ornelas, tomou posse da Diocese Leiria-Fátima a 13 de março de 2022), facto que tem gerado queixas do clero local [ver 7MARGENS], sobretudo por estar em curso o processo do sínodo 2021-2024 e a Jornada Mundial da Juventude que terá lugar em Lisboa, em agosto deste ano.
Entre os organizadores desta vigília de oração estão vários leigos, como António Soares, Conceição Lopes, Eugénio Fonseca, Manuel Pires, Maria Emília Castanheira, Victor Rosa Pereira e a irmã Palmira Lourenço. Quem quiser participar deslocando-se à Capela do Carmo deve inscrever-se, enviando mail para rosapereira@netcabo.pt.
Em qualquer caso, também está prevista a participação à distância, através do link: https://us06web.zoom.us/j/81977192396?pwd=MzVCbnkxTkljYUZkOVo2aGhCSEZOdz09.