Cardeal de Timor-Leste

Virgílio do Carmo da Silva: escolhido no “fim do mundo”

| 25 Ago 2022

D. Virgílio do Carmo da Silva é arcebispo de Díli e vai ser feito cardeal pelo Papa Francisco. Foto © José Fernando Real, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

D. Virgílio do Carmo da Silva é arcebispo de Díli e vai ser feito cardeal pelo Papa Francisco. Foto © José Fernando Real, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

 

Se Jorge Mario Bergoglio pôde dizer que os cardeais da Igreja foram buscar o Papa ao “fim do mundo”, com igual razão o poderia dizer Virgílio do Carmo da Silva que este sábado será instituído cardeal desse jovem país que ocupa metade de uma ilha no sudeste asiático e que dá pelo nome de Timor-Leste. Também ele foi descoberto e escolhido no fim do mundo.

Ele estava num retiro, quando a notícia eclodiu, no domingo da Ascenção, e o representante da Santa Sé no país lhe telefonou. A surpresa foi total e, numa noite de voltas à volta do novo desafio, acabou por encontrar o sentido da missão de que estava a ser incumbido:Percebi que este é um dom que Deus fez, através do Santo Padre, ao povo e a Igreja de Timor-Leste”, nos 500 anos da sua presença naquele território e nos 20 da independência do país, disse ele, há dias, numa entrevista ao Vatican News.

Com 54 anos, o agora cardeal conta a forma quase natural como surgiu a sua vocação de presbítero: quando quis estudar, contactou o colégio dos salesianos, que existia na região. Foi bem acolhido, eles gostaram dele e ele gostou do que viveu e, além da vocação de padre, foi descobrindo também a de salesiano.

Neste país com 96 por cento da população que se afirma católica, é com entusiasmo que o novo cardeal refere que, durante a celebração do 20º aniversário da independência, o Parlamento Nacional aprovou o Documento sobre a Fraternidade Humana, que foi assinado pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã [de Al Azhar] em Abu Dhabi. “Acho que fomos o primeiro país asiático a fazê-lo”, regozijou-se.

Virgílio do Carmo da Silva congratula-se com o facto de Timor-Leste, que ocupa metade de uma ilha com o antigo país agressor, perdoou o que viveu e está hoje em paz com os seus vizinhos. 

Do ponto de vista da Igreja, depois de uma fase de acompanhamento da construção do país, de que a fé cristã foi também agente, os desafios agora viram-se sobretudo para a formação: “Devemos garantir que os formadores sejam bem qualificados, especialmente nos seminários. Devemos formar bem os leigos, especialmente os catequistas e outros leigos voluntários, para nos ajudar a aprofundar a fé do povo”, observa.

Uma atenção particular deve ser dada aos jovens, que têm tido, em muitos casos, de abandonar o país, devido ao desemprego e situação de pobreza. “A Igreja continua a estudar como ajudar aqueles que estão longe de sua pátria”, afirma o cardeal.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This