Antecipada segunda fase de desconfinamento

Visitar reclusos não obriga a passe sanitário

| 21 Ago 2021

prisao foto (c) Fifaliana Joy Pixabay

Foto © Fifaliana Joy/Pixabay

 

Para visitar um recluso em qualquer prisão portuguesa não é necessário mostrar certificado de vacinação, nem qualquer outro passe sanitário, nomeadamente teste covid-19, pois não existe nestas visitas qualquer contacto com os presos. Para aceder à sala de visitas das prisões é obrigatório o uso de máscara e lavar as mãos com gel hidroalcoólico disponível na entrada. O mesmo procedimento é seguido na maioria dos países da União Europeia.

O Conselho de Ministros desta sexta-feira, 20 de agosto, decidiu antecipar para a próxima segunda-feira, dia 23 de agosto, a segunda fase de desconfinamento que estava previsto se iniciasse a 5 de setembro. A antecipação do calendário resulta de se ter alcançado na quinta, 19, a meta dos 70% da população portuguesa elegível totalmente vacinada.

Todo o território português passa do estado de calamidade a estado de contingência na próxima segunda-feira. Os espetáculos públicos podem agora decorrer com até 75% da lotação total das salas. O mesmo se aplica a casamentos, batizados e conferências. Por outro lado, os transportes públicos passam a funcionar sem limitação de lotação. Os restaurantes, cafés e pastelarias podem dispor de mesas para oito pessoas no interior e para grupos de 15 pessoas nas esplanadas.

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This