Presidenciais francesas de abril

Voto dos católicos desliza para a extrema-direita

| 23 Mar 2022

voto eleições foto pexels

De acordo com uma sondagem, Emmanuel Macron recolheria 28 por cento dos votos, seguido de Valérie Pécresse, que se reclama da direita tradicional (20%), do candidato xenófobo Éric Zemmour (19%) e de Marine Le Pen (15%). Foto © Pexels.

 

Mais de um terço (36%) dos católicos franceses praticantes tenciona votar em candidatos de extrema-direita que defendem programas xenófobos nas eleições presidenciais de 10 de abril, revela uma sondagem realizada pelo Ifop para o semanário católico La Vie, divulgada na edição digital desta quarta-feira, 23 de março.

A sondagem realizada entre 21 de fevereiro e 7 de março mostra que o atual Presidente, Emmanuel Macron, recolheria 28 por cento dos votos, seguido da única candidata católica praticante, Valérie Pécresse, que se reclama da direita tradicional (20%), do candidato xenófobo Éric Zemmour (19%) e de Marine Le Pen (15%). Os seis candidatos de esquerda somam 16% das preferências dos católicos praticantes, com destaque para Jean-Luc Mélenchon (6%).

Se o eleitorado católico francês vota tradicionalmente à direita – nas presidenciais de 2017 o candidato da direita tradicional, François Fillon, obteve 46 por cento dos votos entre estes eleitores, muito à frente de Macron (19%), de Marine Le Pen (15%) e de Melenchon (12%) –, agora parece mais sensível aos argumentos da extrema-direita, em detrimento do voto no centro-direita. Em França, os eleitores católicos praticantes representam oito por cento do eleitorado e nesta amostra metade iam à missa todos os domingos, enquanto a outra metade frequentava a eucaristia pelo menos uma vez por mês.

 

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This