
Concerto de Natal em Notre Dame de Paris: pela primeira vez depois do incêndio, voltarão a soar vozes natalícias na catedral. Imagem extraída de imagem vídeo.
Um concerto de Natal terá lugar na noite de 24 para 25, na Catedral de Notre Dame, em Paris, o primeiro desde o grande incêndio de abril de 2019. O anúncio foi feito pelo arcebispo da capital francesa, num comunicado difundido pela diocese de Paris.
O concerto será oferecido pela Maîtrise Notre-Dame de Paris, uma instituição que engloba quatro coros e proporciona educação abrangente em canto coral e solo, desde a iniciação à formação profissional. Os seus cantores, que até 2019 davam em média uns 60 concertos por ano na catedral, cantarão pela primeira vez desde o incêndio naquele espaço cujo teto se encontra ainda apoiado em escoras.
Trata-se assim, sublinha o comunicado do arcebispo, de uma iniciativa “altamente simbólica para a Maîtrise Notre-Dame de Paris, “colocado sob o signo da emoção e da esperança de poder fazer ressoar mais uma vez as vozes dos cantores na catedral”.
Sem assistência, dadas as restrições impostas por razões sanitárias, o concerto será, contudo, transmitido pelo segundo canal da televisão pública, France 2, assim como pelo canal católico KTO, antes e depois da Missa do Galo, que será celebrada pelo Papa Francisco, em Roma.
A apresentação estará a cargo do jornalista Stéphane Bern, autor do prefácio a uma banda desenhada sobre o incêndio na catedral, recentemente publicada.