Concerto de Natal em Notre-Dame, uma estreia desde o incêndio

| 3 Dez 20

Natal. Notre Dame de Paris.

Concerto de Natal em Notre Dame de Paris: pela primeira vez depois do incêndio, voltarão a soar vozes natalícias na catedral. Imagem extraída de imagem vídeo.

 

Um concerto de Natal terá lugar na noite de 24 para 25, na Catedral de Notre Dame, em Paris, o primeiro desde o grande incêndio de abril de 2019. O anúncio foi feito pelo arcebispo da capital francesa, num comunicado difundido pela diocese de Paris.

O concerto será oferecido pela Maîtrise Notre-Dame de Paris, uma instituição que engloba quatro coros e proporciona educação abrangente em canto coral e solo, desde a iniciação à formação profissional. Os seus cantores, que até 2019 davam em média uns 60 concertos por ano na catedral, cantarão pela primeira vez desde o incêndio naquele espaço cujo teto se encontra ainda apoiado em escoras.

Trata-se assim, sublinha o comunicado do arcebispo, de uma iniciativa “altamente simbólica para a Maîtrise Notre-Dame de Paris, “colocado sob o signo da emoção e da esperança de poder fazer ressoar mais uma vez as vozes dos cantores na catedral”.

Sem assistência, dadas as restrições impostas por razões sanitárias, o concerto será, contudo, transmitido pelo segundo canal da televisão pública, France 2, assim como pelo canal católico KTO, antes e depois da Missa do Galo, que será celebrada pelo Papa Francisco, em Roma.

A apresentação estará a cargo do jornalista Stéphane Bern, autor do prefácio a uma banda desenhada sobre o incêndio na catedral, recentemente publicada.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Um Grande Homem: Integrado Marginal

José Cardoso Pires por Bruno Vieira Amaral

Um Grande Homem: Integrado Marginal novidade

Integrado Marginal foi leitura de férias junto ao mar, entre nevoeiros e nortadas que me levavam a recorrer a esplanadas cobertas para ler enquanto tomava um café bem quente. Moledo do Minho no seu inquieto esplendor… e capricho! Tinha lido algumas obras de José Cardoso Pires: Lisboa. Livro de Bordo (feito para a Expo 1998); O Burro em Pé (livro para crianças); Alexandra Alpha; De Profundis: Valsa lenta; O Delfim.

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão

[Mãos à obra]

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão novidade

O conceito de desenvolvimento sustentável tem duas interpretações: para os intelectuais humanistas é um desenvolvimento que respeita o ambiente, de forma abstrata, sem contabilizar desenvolvimento ou impacte ambiental, mas pode levar a questionar o modelo económico e até o modo de vida actuais; para os industriais, políticos e economistas entende-se como um desenvolvimento que possa ser eterno.

A ideia de Deus

A ideia de Deus novidade

Não é certo que quem nasça numa família de forte tradição religiosa esteja em melhores condições do que qualquer outra pessoa para desenvolver a componente espiritual e uma relação com o divino. Pode acontecer exatamente o inverso. Crescer com uma ideia de Deus pode levar-nos a cristalizá-la nos ritos, hábitos ou procedimentos que, a dada altura, são desajustados ou necessariamente superficiais.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This