AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

República Centro Africana: jovens promovem acordo de não-agressão entre bairros

| 19/04/2019

República Centro Africana: jovens promovem acordo de não-agressão entre bairros

by | 19 Abr 19 | Boas Notícias, Igreja Católica, Islão, Newsletter diária - título, Sociedade, Últimas

O arcebispo de Bangui (RCA), cardeal Dieudonné Nzapalainga, a rezar com líderes muçulmanos. Foto © ACN Portugal

 

Dois jovens centro-africanos – Fabrice Dekoua, cristão, e Ibrahim Abdouraman, muçulmano – decidiram promover um pacto de não-agressão entre as populações dos bairros de Castores (de predominância cristã) e Yakite (maioria muçulmana), na capital da República Centro-Africana, Bangui, para tentar mostrar que é possível pôr fim à violência que assola o país.

Os jovens assinaram mesmo um documento em nome das duas comunidades e religiões, no qual expressam a vontade de “parar tudo o que pode causar violência contra o outro” .

Em declarações à Africa News, Fabrice Dekoua explicou que o acordo “representa o compromisso” que ambos os bairros têm nos seus corações, acrescentando que pretendem, desde já, o retorno das pessoas às respectivas casas, dado que muitas delas fugiram após o início do conflito, em 2013.

Na edição África do jornal La Croix, um cartoon do desenhador Eric mostra um líder católico e outro muçulmano. Perante o pedido para que assinem o acordo de paz, um dos senhores da guerra diz que assina mas quer “um inimigo” do seu tamanho… O conflito na RCA começou depois da demissão do Presidente François Bozizé, em março de 2013. 

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Últimas Notícias

Últimas Notícias

São João da Cruz: poesia e mística

Ano Jubilar de São João da Cruz (9)

São João da Cruz: poesia e mística novidade

Até Dezembro decorre o ano jubilar de São João da Cruz, celebrando o terceiro centenário da canonização e os 100 anos da sua proclamação como Doutor da Igreja Católica. O jubileu tem como lema “A esperança alcança tanto quanto espera” e propõe itinerários de renovação espiritual e mística. A propósito do ano jubilar, o 7MARGENS propõe mensalmente, aos dias 13/14 (assinalando o dia da sua morte, a 14 de Dezembro de 1591), um conjunto de textos do padre carmelita e teólogo Armindo Vaz. 

Padre Telmo Ferraz

[Entre Margens]

Padre Telmo Ferraz novidade

Resumidamente, o Padre Telmo Ferraz nasceu na aldeia de Bruçó, Mogadouro, na região de Trás-os-Montes. Pertencia à Diocese de Bragança e Miranda. Ordenou-se em 1951. Foi Pároco em algumas Paróquias da Diocese, trabalhando muito afincadamente na Barragem do Picote, onde desenvolveu uma pastoral muito humanitária junto dos operários. [Texto de Serafim Falcão].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.