Neste quarto episódio do podcast 7 Céus, publicado no dia em que as Nações Unidas alertaram para a “crise humanitária sem precedentes” no Sudão, que já levou milhares de civis a fugir para zonas mais seguras neste país ou para países vizinhos, escutamos duas orações dos Povos Primeiros: uma do povo Chillouc, precisamente da região do Sudão, e outra do povo Ehoua, da Guiné, a pedir a paz e a concórdia.
Intitulado 7 Céus, este podcast, que publicamos ao entardecer de cada sexta-feira, pretende fazer chegar aos nossos leitores, em registo áudio, textos orantes das várias tradições religiosas. Dos primeiros povos ao islão, passando pelas tradições hebraicas e cristã, mas também pelo Tibete, Egito ou Japão, pretendemos dar voz ao que outros escreveram no segredo do seu tempo, registando assim a procura inquieta que acompanha desde sempre a humanidade, e que a todos nos une. Esperamos que cada um dos textos possa ecoar no interior de quem o escute.

“Que toda a palavra má seja expulsa da mata e da floresta virgem.” Foto © Toltek.
VOZES: Clara Raimundo (introdução), Gonçalo Rodrigues (orações)
ORAÇÕES: Oração de oferenda para se conseguir uma cura, do povo Chillouc (Sudão) e Oração pela Paz e pela Concórdia, do povo Ehoua (Guiné)
Todos os textos lidos neste podcast foram publicados no livro “A Oração dos Homens – Uma Antologia das Tradições Espirituais”, com apresentação, seleção e tradução de Armando Silva Carvalho e José Tolentino Mendonça, editado pela Porto Editora/Assírio & Alvim (2006), que autorizou ao 7MARGENS a reprodução dos mesmos.
MÚSICAS:
O mar, do álbum Ao Teu Sopro – grupo Laetare (Introdução)
A.Vivaldi – Concerto per Violino in B Flat Major RV 372a I Andante (Orações)
IMAGEM: © Toltek
O podcast 7 Céus é editado pelo jornal digital 7MARGENS.
O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativo: https://setemargens.com/apoie-o-7-margens/
Inscreva-se para receber a nossa newsletter: https://bit.ly/3qH8gYv
Sugira a uma pessoa amiga que subscreva a nossa newsletter: https://bit.ly/3qH8gYv
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos: setemargens@setemargens.com