
Foto © Santuário de Fátima
Um apelo aos cristãos para que façam frutificar o mundo foi ontem lançado em Fátima pelo cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo. Na homilia proferida no recinto de oração da Cova da Iria, na peregrinação internacional de agosto, dedicada aos migrantes, o cardeal acrescentou que não devemos ser passivos. “O mundo está-nos confiado pelo Deus Criador”. Devemos, pois, fazê-lo frutificar. “Isso pode tornar-se num compromisso para com a ecologia, num compromisso por um mundo mais justo, por um mundo mais fraterno”.
Para o cardeal Jean-Claude Hollerich, os grandes compromissos serão válidos se mostrarem frutos de paz e justiça, se houver a defesa do bem-comum, na vida concreta do dia-a-dia.
Na véspera, em conferência de imprensa, o também presidente da Comissão dos Episcopados da União Europeia criticou a política comunitária sobre refugiados. “É inadmissível que haja grandes concentrações de refugiados nas fronteiras”, disse Jean-Claude Hollerich.
Para o arcebispo do Luxemburgo, estas pessoas vivem em “situações desumanas”. “Fechamos os olhos, deixamos fazer, pagamos para que as pessoas não entrem na União Europeia e, ao mesmo tempo, falamos de valores europeus”, lamentou.










