A pedido dos leitores

Encontro 7MARGENS em Lisboa tem nova data: sábado, 23 de setembro

| 21 Jun 2023

Reagindo às numerosas sugestões recebidas, a Direção do 7MARGENS decidiu alterar a data do encontro de leitores de Lisboa, passando-o da noite de sexta-feira para a tarde de sábado, 23 de setembro. O encontro começará pelas 11h30 e terminará às 17h00, permitindo, assim, um tempo de debate e um convívio mais alargado entre os participantes.

O encontro de Guimarães, para o qual esperamos que convirjam os leitores que vivem a norte do Mondego, terá lugar, conforme anunciado, na sexta-feira, dia 15 de setembro, a partir das 19h30 e até às 22h00.

Em ambas as reuniões procuraremos refletir sobre os principais desafios que se colocam às diversas igrejas, religiões e espiritualidades em Portugal, sobre as dificuldades e as potencialidades do momento que atravessamos, quer em termos da realidade nacional quer no plano internacional. Partindo desta reflexão, ouviremos as sugestões dos nossos leitores sobre o futuro desejado para o 7MARGENS, quanto às temáticas a que deve estar particularmente atento em 2023/24 e às iniciativas editoriais que deve desencadear.

Os encontros são abertos a todos os leitores que queiram participar – e desejamos que sejam muitos! – e incluem jantar partilhado (caso de Guimarães) e almoço partilhado (no caso de Lisboa). Em breve, enviaremos o formulário de inscrição e informação mais detalhada com indicações úteis e proposta concreta de ocupação dos tempos.

Esperamos com esta iniciativa responder ao que nos vem sendo pedido por muitos leitores desejosos de dar rosto aos que formam esta comunidade tecida pelo 7MARGENS e partilhar leituras de interpretação sobre os tempos que vivemos. Dessa troca de ideias sairão, seguramente, propostas e sugestões que podem transformar este jornal num instrumento cada vez mais útil para quem o lê.

Voltaremos a dar notícias sobre os encontros de leitores muito em breve.

A Direção

 

Judeus na Europa “mais angustiados que nunca” face ao aumento do antissemitismo

Estudo revela

Judeus na Europa “mais angustiados que nunca” face ao aumento do antissemitismo novidade

O mais recente relatório da Agência da União Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA) não deixa margem para dúvidas: o antissemitismo cresceu nos últimos cinco anos e disparou para níveis sem precedentes desde o passado mês de outubro, o que faz com que os judeus a residir na Europa temam pela sua segurança e se sintam muitas vezes obrigados a esconder a sua identidade judaica.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Fundadora da Comunidade Loyola castigada pelo Vaticano é ministra da comunhão em Braga

Decreto de extinção a marcar passo?

Fundadora da Comunidade Loyola castigada pelo Vaticano é ministra da comunhão em Braga novidade

A pouco mais de três meses de se completar um ano, prazo dado pelo Vaticano para extinguir a Comunidade Loyola, um instituto de religiosas fundado por Ivanka Hosta e pelo padre Marko Rupnik, aparentemente tudo continua como no início, com as casas a funcionar normalmente. No caso da comunidade de Braga, para onde Ivanka foi ‘desterrada’ em meados de 2023, por abusos de poder e espirituais, a “irmã” tem mesmo estado a desenvolver trabalho numa paróquia urbana, incluindo como ministra extraordinária da comunhão, com a aparente cobertura da diocese.

Sobreviventes de abusos acusam bispos de os “revitimizar” no processo de compensações financeiras

Contra a obrigação de repetir denúncias

Sobreviventes de abusos acusam bispos de os “revitimizar” no processo de compensações financeiras novidade

Vários sobreviventes de abusos sexuais no seio da Igreja Católica expressaram, junto da presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o seu descontentamento quanto ao “método a utilizar para realizar as compensações financeiras”, dado que este obriga todas as vítimas que pretendam obtê-las a repetirem a denúncia que já haviam feito anteriormente.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This