A pedido dos leitores

Encontro 7MARGENS em Lisboa tem nova data: sábado, 23 de setembro

| 21 Jun 2023

Reagindo às numerosas sugestões recebidas, a Direção do 7MARGENS decidiu alterar a data do encontro de leitores de Lisboa, passando-o da noite de sexta-feira para a tarde de sábado, 23 de setembro. O encontro começará pelas 11h30 e terminará às 17h00, permitindo, assim, um tempo de debate e um convívio mais alargado entre os participantes.

O encontro de Guimarães, para o qual esperamos que convirjam os leitores que vivem a norte do Mondego, terá lugar, conforme anunciado, na sexta-feira, dia 15 de setembro, a partir das 19h30 e até às 22h00.

Em ambas as reuniões procuraremos refletir sobre os principais desafios que se colocam às diversas igrejas, religiões e espiritualidades em Portugal, sobre as dificuldades e as potencialidades do momento que atravessamos, quer em termos da realidade nacional quer no plano internacional. Partindo desta reflexão, ouviremos as sugestões dos nossos leitores sobre o futuro desejado para o 7MARGENS, quanto às temáticas a que deve estar particularmente atento em 2023/24 e às iniciativas editoriais que deve desencadear.

Os encontros são abertos a todos os leitores que queiram participar – e desejamos que sejam muitos! – e incluem jantar partilhado (caso de Guimarães) e almoço partilhado (no caso de Lisboa). Em breve, enviaremos o formulário de inscrição e informação mais detalhada com indicações úteis e proposta concreta de ocupação dos tempos.

Esperamos com esta iniciativa responder ao que nos vem sendo pedido por muitos leitores desejosos de dar rosto aos que formam esta comunidade tecida pelo 7MARGENS e partilhar leituras de interpretação sobre os tempos que vivemos. Dessa troca de ideias sairão, seguramente, propostas e sugestões que podem transformar este jornal num instrumento cada vez mais útil para quem o lê.

Voltaremos a dar notícias sobre os encontros de leitores muito em breve.

A Direção

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza

O apelo de Guterres

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza novidade

A ajuda que as agências da ONU estão a dar aos palestinianos da Faixa de Gaza, perante aquilo que o secretário-geral considera uma “gigantesca catástrofe humanitária”, é manifestamente inadequada, porque insuficiente. A advertência chega de António Guterres, e foi proferida em plena reunião do Conselho de Segurança, que ocorreu esta quarta feira, 29, no tradicional Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This