Livro sobre “o facto” Simão Pedro apresentado em Lisboa

| 30 Nov 19

“Os apóstolos Pedro e João correndo para o túmulo na manhã da ressurreição”, de Eugène Burnand (1898)

 

Um livro que pretende ser “um testemunho, fruto de uma meditação” sobre a vida do apóstolo Pedro, será apresentado nesta segunda-feira, 2 de Dezembro, em Lisboa (Igreja paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Av. Berna, 18h30). Da autoria do padre Arnaldo Pinto Cardoso, Simão Pedro – Testemunho e Memória do Discípulo de Jesus Cristo pretende analisar o “facto de Pedro” que se impôs ao autor, fruto de longos anos de estadia em Roma, a partir de diferentes manifestações: arte, religião, cultura, teologia, exegese, liturgia, arqueologia ou vida eclesial.

“A partir dos livros sagrados, a vida de Pedro pode e deve ser vista sob diversos aspectos complementares que a caracterizam” e que, no livro, se traduzem nas três partes em que está organizado: discípulo, testemunha e memória. “Pela repercussão que a memória de Pedro teve nas manifestações artísticas e devocionais do povo cristão, a biografia de Pedro deve-nos também fazer percorrer os lugares e os vestígios dessa memória, sobretudo em Roma”, diz uma nota a propósito da obra. Numa quarta parte, o livro analisa ainda o legado artístico da memória portuguesa e a iconografia petrina nacional.

Natural de Sernancelhe (Lamego), Arnaldo Cardoso foi conselheiro eclesiástico na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé e publicou já O Tratado dos Olhos de Pedro Hispano (ed. FMR/Alêtheia) uma obra do único Papa português (João XXI), reconhecido médico cujo receituário marcou a história da medicina. Publicou ainda O Terrível Terramoto da Cidade que foi Lisboa – Correspondência do Núncio Filippo Acciaiuoli e Representações Artísticas do Cântico dos Cânticos em Portugal (ambos na Alêtheia), além de ter integrado a equipa de tradutores da Nova Bíblia dos Capuchinhos.

O livro tem prefácio do bispo de Lamego, António Couto e será apresentado pelo padre António Rego. 

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This