
Foto © Christoph Scholz /Wikimedia Commons
Três em cada cinco britânicos (58,2%) votaria hoje contra a saída da União Europeia (UE), embora a maioria (51%) dos entrevistados na sondagem da YouGov publicada no The Guardian de dia 23 de junho aceite que o regresso da Grã-Bretanha à UE não vai acontecer.
Há precisamente sete anos os britânicos votaram a favor do Brexit, mas desde 2017 que, salvo alguns meses no início de 2021, o número de inquiridos que deseja regressar à UE supera sempre o dos que preferem a atual situação. Desde o início deste ano, os “arrependidos” do Brexit têm vindo a ser progressivamente mais, estabilizando perto dos 60 por cento.
A mesma sondagem mostra que os britânicos têm mais confiança (25%) na Comissão Europeia do que no Governo de Londres (24%). Por outro lado, mesmo nos países em que a opinião pública é menos entusiástica relativamente à União Europeia (França e Itália) a maioria é consistentemente contra uma saída do seu país da União do tipo Brexit. Em França são 62 por cento, quase tantos como em Itália (63%), que partilham desta opinião.