Organizações internacionais criam reserva global de vacinas contra o ébola

| 13 Jan 21

vacina ebola, Foto ONU_Vincent Tremeau

Um homem na República Democrática do Congo a ser vacinado contra o ébola . Foto ONU / Vincent Tremeau.

 

 

Várias organizações internacionais estão a criar uma reserva global de vacinas contra o ébola, que deverá chegar às 500 mil doses, com o objetivo de assegurar que os países afetados por epidemias deste vírus possam contê-las rapidamente. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 11, pelo Grupo de Coordenação Internacional (ICG) para a provisão de vacinas, composto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Cruz Vermelha e os Médicos Sem Fronteiras.

As vacinas, produzidas pela Merck, Sharp & Dohme (MSD) e financiadas pelos Estados Unidos da América, estão a ser armazenadas na Suíça, existindo já 6.890 doses disponíveis para serem enviadas a países onde sejam detetados focos da doença. A decisão de atribuição da vacina será tomada no espaço de 48 horas após a receção do pedido por parte do país interessado e o objetivo é que o tempo de entrega não ultrapasse os sete dias. Consoante a evolução da taxa de distribuição da vacina, poderão ser necessários cerca de dois ou três anos para atingir as 500 mil doses pretendidas para o armazenamento de emergência.

“Esta nova reserva é um excelente exemplo de solidariedade, ciência e cooperação entre as organizações internacionais e o setor privado para salvar vidas humanas”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, director geral da OMS, destacando a forma como “a epidemia de covid-19 está a recordar-nos do incrível poder das vacinas para salvar vidas humanas de vírus mortais”.

“Estamos orgulhosos por fazer parte deste esforço sem precedentes e por contribuir para pôr rapidamente sob controlo os potenciais focos de ébola”, declarou por seu lado Henrietta Fore, directora geral da UNICEF. “Sabemos que quando se trata de uma epidemia, a preparação é fundamental. Esta reserva de vacina contra o ébola é um resultado notável, que nos permitirá entregar as vacinas, o mais rapidamente possível, a quem delas necessitar.”

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Um Grande Homem: Integrado Marginal

José Cardoso Pires por Bruno Vieira Amaral

Um Grande Homem: Integrado Marginal novidade

Integrado Marginal foi leitura de férias junto ao mar, entre nevoeiros e nortadas que me levavam a recorrer a esplanadas cobertas para ler enquanto tomava um café bem quente. Moledo do Minho no seu inquieto esplendor… e capricho! Tinha lido algumas obras de José Cardoso Pires: Lisboa. Livro de Bordo (feito para a Expo 1998); O Burro em Pé (livro para crianças); Alexandra Alpha; De Profundis: Valsa lenta; O Delfim.

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão

[Mãos à obra]

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão novidade

O conceito de desenvolvimento sustentável tem duas interpretações: para os intelectuais humanistas é um desenvolvimento que respeita o ambiente, de forma abstrata, sem contabilizar desenvolvimento ou impacte ambiental, mas pode levar a questionar o modelo económico e até o modo de vida actuais; para os industriais, políticos e economistas entende-se como um desenvolvimento que possa ser eterno.

A ideia de Deus

A ideia de Deus novidade

Não é certo que quem nasça numa família de forte tradição religiosa esteja em melhores condições do que qualquer outra pessoa para desenvolver a componente espiritual e uma relação com o divino. Pode acontecer exatamente o inverso. Crescer com uma ideia de Deus pode levar-nos a cristalizá-la nos ritos, hábitos ou procedimentos que, a dada altura, são desajustados ou necessariamente superficiais.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This