AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Santo Inácio de Loyola - Cartaz Capela do Rato

Espiritualidade inaciana no feminino (curso “online”)

Data: 03, 10, 17 e 24 de Outubro

Inscrição obrigatória

Apesar da Companhia de Jesus ser uma ordem exclusivamente masculina, as mulheres marcaram presença desde o seu início, seja influenciando diretamente a Inácio de Loyola ou na vivência da espiritualidade inaciana, chegando algumas até mesmo a serem aceitas na ordem como jesuítas.

Docente: Lídice Meyer, PhD (Antropologia, Pós-doutorada em Antropologia e História, autora do livro “Cristianismo no Feminino” (Editora Mundo Cristão). (Informação complementar sobre a docente –  ) 

Programa do Curso:

Aula 1: As mulheres na vida de Inácio de Loyola. (Estudo da influência feminina na vida e formação espiritual de Inácio de Loyola e na formação da Companhia de Jesus).

Aula 2: As mulheres na Companhia de Jesus e aspirantes a jesuítas. (Os impedimentos à participação de mulheres na Companhia de Jesus e suas exceções).

Aula 3: As mulheres e a renovação da espiritualidade inaciana. (A vivência e exemplo da espiritualidade inaciana pelas mulheres na formação de institutos religiosos femininos séc. 16-20).

Aula 4: Vivenciar a espiritualidade inaciana no feminino hoje.  (A experiência feminina na espiritualidade inaciana pós Vaticano II e futuras perspectivas)

HORÁRIO: online, ao vivo, aos sábados, às 18h de Lisboa (14h no Brasil) através da plataforma Microsoft Teams. Cada aula terá a duração de cerca de uma hora de exposição, seguida de 30 minutos para perguntas e debates.

Cada sessão é gravada e disponibilizada na página do curso para que possa assistir quando lhe for mais conveniente. Pode assistir às aulas quando quiser. 

Inscrição obrigatória. Taxa única de 30 euros.

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Uma Igreja sinodal não se fica pela consulta

Portugueses no simpósio europeu

Uma Igreja sinodal não se fica pela consulta

“Uma Igreja verdadeiramente sinodal não é apenas uma Igreja que consulta, mas uma Igreja que, em comunhão, discerne caminhos e assume responsabilidades”, escrevem os quatro membros da Equipa Sinodal da Conferência Episcopal Portuguesa como balanço da sua participação no simpósio europeu que decorreu entre 14 e 17 de setembro de 2026, em Wels, cidade situada perto de Linz (Áustria).

Padre assassinado a tiro no México, bispos exigem investigação

Região marcada por violência

Padre assassinado a tiro no México, bispos exigem investigação

O padre Román de la Cruz Hernández, pároco de Santa Cruz, em Huejutla, no estado mexicano de Hidalgo, foi assassinado a tiro, tendo o seu corpo sido encontrado junto a uma estrada, com ferimentos provocados por arma de fogo. A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) manifestou “indignação e tristeza” com o sucedido e pediu uma investigação exaustiva para esclarecer o crime.

Como matar um Dragão

[Arquipélago Jerusalém]

Como matar um Dragão

Começam hoje, 18 de setembro, as eleições para a Duma russa, num país onde a guerra condiciona a vida política e onde o Kremlin procura impedir que o descontentamento se transforme em alternativa. Para situarmos estas eleições, nada melhor do que repetir uma anedota dos tempos soviéticos. [Texto de Mendo Castro Henriques].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest