Bispo alemão alerta para regresso do anti-semitismo e para papel da Igreja
Para assinalar o 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, que se comemora no próximo dia 8 de maio, o presidente da Conferência Episcopal Alemã, Georg Bätzing, publicou uma declaração, alertando para o facto de o anti-semitismo estar de regresso e sublinhando a importância do papel da Igreja na luta contra o mesmo.
No documento, divulgado esta quinta-feira, 29, o bispo alemão critica o comportamento da Igreja durante o regime nazi, por não se ter “oposto à guerra de aniquilação iniciada pelos alemães, nem aos crimes que o regime cometeu” e por ter dado à guerra um sentido religioso.
Na opinião de Bätzing, “os velhos demónios da divisão, nacionalismo, pensamento étnico e autoritarista” estão de regresso em diversos locais e é necessário garantir que as lições do passado foram aprendidas, contrariando “veementemente” estas tendências.
“Não podemos relaxar, temos de levar o legado para o futuro. (…) Isto aplica-se sem ‘ses’ nem ‘mas’ à Igreja, que tem um compromisso para com o evangelho de paz e justiça”, sublinhou o presidente da Conferência Episcopal Alemã.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]










