AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Reunião do Conselho de Segurança, em 5 de abril de 2022, dedicada à guerra da Ucrânia, com a participação do secretário-geral da ONU, António Guterres. Este órgão é atualmente presidido pelo Reino Unido. Foto © UN Photo.

Amnistia saúda resolução

Países terão de justificar direito de veto na ONU

| 26/04/2022

Reunião do Conselho de Segurança, em 5 de abril de 2022, dedicada à guerra da Ucrânia, com a participação do secretário-geral da ONU, António Guterres. Este órgão é atualmente presidido pelo Reino Unido. Foto © UN Photo.

Reunião do Conselho de Segurança, em 5 de abril de 2022, dedicada à guerra da Ucrânia, com a participação do secretário-geral da ONU, António Guterres. Este órgão é atualmente presidido pelo Reino Unido. Foto © UN Photo.

 

A Amnistia Internacional saudou a adoção pela Assembleia Geral das Nações Unidas de uma resolução que exige que esse órgão se reúna de cada vez que o direito de veto for utilizado no Conselho de Segurança.

O estados-membro com direito de veto “não podem mais simplesmente levantar a mão e bloquear medidas que poderiam ter salvado vidas, sem esperar recriminações”, defendeu Agnes Callamard, secretária-geral da Amnistia Internacional (AI), num comunicado divulgado pela organização de defesa dos direitos humanos.

“Esta resolução e o enorme apoio dos estados-membros enviam uma mensagem inequívoca: os membros do Conselho de Segurança não podem mais fugir da sua responsabilidade ao abusar do seu poder de veto”, notou a responsável da AI.

Para Agnes Callamard, “a Carta das Nações Unidas afirma claramente que o Conselho de Segurança trabalha em nome de todos os membros da ONU. Agora, os membros poderão responsabilizar o Conselho de Segurança quando falhar no seu mandato, como vimos isso muitas vezes no passado”.

“Esta iniciativa não trata de sancionar um país ou situação. É uma forma de abordar o grave fracasso do Conselho de Segurança em tomar medidas efetivas em várias situações como resultado do veto”, insistiu a secretária-geral da AI.

A resolução foi aprovada por consenso.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se …

[Arquipélago Jerusalém]

Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se … novidade

Acordamos e consultamos as notícias e fica a impressão que o mundo está muito desarrumado e que somos impotentes para o modificar; que pouco podemos fazer contra a ideologia  trumpista, putinista e xijinpinguista – que mistura consumismo e força bruta: preciso de poder comprar o que quero e, se não puder comprar, posso tomá-lo à força. A propaganda alcança o seu fim quando já dispensamos o propagandista e passamos nós próprios a repeti-la. [Texto de Mendo Castro Henriques].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.