O plano da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) para “acolher qualquer pessoa que possa ser vítima de qualquer forma de crime e de violência” e dar “dicas de prevenção e segurança de pessoal e bens” durante os dias da Jornada Mundial da Juventude (JMJ ) inclui disponibilidade de contacto presencial, telefónico e por escrito.
De acordo com comunicado enviado à redação do 7MARGENS pela APAV estes atendimentos serão oferecidos em português e inglês, sendo ainda em alguns momentos acessíveis noutras línguas. Presencialmente as equipas da Associação estarão no Parque Eduardo VII, junto à Rotunda do Marquês de Pombal, no seguinte horário: de 26 a 30 de julho: 10h-18h; de 31 de julho a 4 de agosto: 08h-00h; 5 e 6 de agosto: 10h-18h. E nos setores A e D do Parque Tejo-Trancão ininterruptamente das 8h00 de 5 de agosto até às 18hh0 de dia 6 de agosto.
Entre os dias 26 de julho e 7 de agosto, a Linha de Apoio à Vítima – n.º gratuito 116 006 – estará a operar 24h por dia. A APAV pode ainda ser contactada por e-mail, para jmj@apav.pt e disponibiliza o site apav.pt/jmj que pode ser facilmente consultável em telemóvel e está disponível nas cinco línguas oficiais da JMJ – Português, Inglês, Francês, Espanhol e Italiano.
O plano de ação da APAV foi elaborado no âmbito do protocolo estabelecido entre a associação e a Fundação JMJ Lisboa 2023.