AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

O arcebispo católico Luc Terlinden
O arcebispo católico Luc Terlinden (à esquerda) com o arcebispo anglicano Stephen Cottrell (à direita) no sínodo da Igreja de Inglaterra em York. Foto © Arquidiocese de Malines, Bruxelas.

Tal como nas Igrejas Orientais

Arcebispo de Bruxelas: “padres casados seriam um enriquecimento para a Igreja”

| 16/07/2026

 

“Em minha opinião, padres casados ​​seriam um enriquecimento para a Igreja. Vejo isso nas Igrejas Orientais. No contexto do sínodo de 2023, nós, bispos belgas, declaramos claramente, no documento que enviamos a Roma, que estamos abertos a discutir a possibilidade de ordenar homens casados” – afirmou, em entrevista ao jornal Nederlands Dagblad, o arcebispo de Malines-Bruxelas, Luc Terlinden, no regresso da sua participação no Sínodo Geral da Igreja de Inglaterra (Anglicana).

O presidente da Conferência dos Bispos Belgas lembrou, na entrevista publicada no dia 15 de julho, a sua conversa com um bispo greco-católico (igreja Católica oriental) que lhe disse “90 por cento dos meus padres são casados” e concluiu: “No Ocidente, nem sempre demonstramos o devido respeito por essa tradição oriental, que também é católica.”

Instado a comentar o compromisso assumido publicamente, em março deste ano, pelo bispo de Antuérpia, Johan Bonny, de fazer todo o possível para ordenar homens casados ​​durante o ano de 2028, Terlinden respondeu que na sua reflexão os bispos belgas “defenderam um certo grau de descentralização” e que “o compromisso do bispo de Antuérpia é uma iniciativa sua, embora, naturalmente, ele não possa ordenar padres casados ​​sem a permissão do Papa”.

Esta questão da ordenação sacerdotal de homens casados ​​​​não é nova no seio da Igreja Católica na Bélgica. Em abril deste ano, em entrevista à Agência France-Presse (AFP), o referido bispo de Antuérpia, Johan Bonny, disse: “Há homens casados que cumprem todos os requisitos que exigimos aos solteiros para se tornarem sacerdotes católicos. Tenho vários na minha diocese.”

Bonny garantiu, na mesma entrevista, que levará o tema à Assembleia Eclesial, convocada pelo Papa para 2028 na sequência das duas Assembleias-Gerais do Sínodo sobre a sinodalidade.

Sobre a organização e funcionamento do Sínodo Geral da Igreja de Inglaterra, Luc Terlinden classificou-a como “semelhante a um parlamento” e, por isso, diferente da sinodalidade procurada pela Igreja Católica: “o Sínodo Geral funciona realmente como um parlamento. Isso faz parte da longa tradição inglesa. Há um presidente e um secretário. Ao seu lado, senta-se um especialista jurídico, usando uma daquelas perucas tradicionais…”.

O arcebispo de Malines-Bruxelas, valorizou, porém, outras formas de participação naquele Sínodo dos leigos e padres, que “desfrutam de grande liberdade”. “Podem, por exemplo, fazer perguntas – desta vez foram duzentas” e “os bispos e outras autoridades têm um minuto para responder”. “Isto, conclui Luc Terlinden, pode não parecer muito tempo, mas oferece a oportunidade de discutir praticamente tudo.”

Para este bispo, na Igreja Católica a sinodalidade é vista de forma diferente: “Estamos à procura de definir como é que a sinodalidade — a participação de todos os fiéis — se relaciona com a colegialidade dos bispos. Como bispo, estou convencido de que é preciso encontrar um equilíbrio entre esses dois aspetos.”

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Profecias Apocalípticas e a Esperança Cristã

[Entre Margens]

Profecias Apocalípticas e a Esperança Cristã novidade

Com o alarme dos últimos dias, vindo dos grandes promotores da IA de fabrico americano, todos nos demos conta de que, tal como Ícaro, que queimou as asas por voar demasiado perto do sol, a mais recente criação da Humanidade, tanto poderá fazê-la voar mais alto, como poderá ser a sua perdição. [Texto de Joana Rigato].

Uma Igreja sinodal não se fica pela consulta

Portugueses no simpósio europeu

Uma Igreja sinodal não se fica pela consulta

“Uma Igreja verdadeiramente sinodal não é apenas uma Igreja que consulta, mas uma Igreja que, em comunhão, discerne caminhos e assume responsabilidades”, escrevem os quatro membros da Equipa Sinodal da Conferência Episcopal Portuguesa como balanço da sua participação no simpósio europeu que decorreu entre 14 e 17 de setembro de 2026, em Wels, cidade situada perto de Linz (Áustria).

Padre assassinado a tiro no México, bispos exigem investigação

Região marcada por violência

Padre assassinado a tiro no México, bispos exigem investigação

O padre Román de la Cruz Hernández, pároco de Santa Cruz, em Huejutla, no estado mexicano de Hidalgo, foi assassinado a tiro, tendo o seu corpo sido encontrado junto a uma estrada, com ferimentos provocados por arma de fogo. A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) manifestou “indignação e tristeza” com o sucedido e pediu uma investigação exaustiva para esclarecer o crime.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This