Cristina Inogés na Feira do Livro de Lisboa

As mulheres do monge Thomas Merton – incluindo M., o amor da sua vida

| 3 Jun 2023

Cristina Inogés Sanz

Cristina Inogés Sanz. Foto © António Marujo/7Margens

 

Pode um monge ter muitas mulheres na sua vida? O livro A Sinfonia Feminina (Incompleta) de Thomas Merton, da autoria da teóloga espanhola Cristina Inogés Sanz, colaboradora do 7MARGENS, acaba de ser publicado pela Paulinas Editora e será neste domingo apresentado na Feira do Livro de Lisboa (Praça Amarela, 19h), com a presença da autora.

O livro, o primeiro de Cristina Inogés publicado em português, faz um percurso pela vida e pela espiritualidade de Thomas Merton e do modo como elas foram influenciadas pelas várias mulheres que cruzaram a vida daquele que é um dos maiores místicos do século XX. Um “buscador-trovador de Deus que vive uma profunda espiritualidade centrada no silêncio interior e na contemplação”, como a autora o define. E “que propõe ambas as práticas como lugar privilegiado para as experiências religiosas, incluindo com outras religiões, no diálogo buscado e sincero”.

 

A capa do livro, o primeiro de Cristina Inogés publicado em português

 

Entre as mulheres que o livro refere, e segundo o resumo feito por Cristina Inogés, estão desde logo a mãe de Thomas e as outras mulheres da sua família; as que ele “conheceu, no mais amplo sentido do termo, durante a sua tresloucada juventude”; a mãe do seu filho e as que viriam a integrar o seu círculo de amigos. Depois, houve ainda aquelas com quem ele se correspondia – com as quais trocava ideias, alargando os seus modos de ver ou aprofundando os seus. E, finalmente, M – como ele a chamava – “o amor da sua vida, sendo já monge”.

O tema das mulheres na vida de Merton, escreve ainda Cristina Inogés, tem sido obscurecido por outros temas da sua espiritualidade e produção literária e teológica. Parece um assunto difícil de se evitar, mas que se dispensa assim que surge uma oportunidade. No entanto, “a história da Igreja está pontilhada por casais que muito contribuíram para ela”. Tudo o que é preciso, acrescenta a autora, “é um olhar limpo e uma língua contida quando as circunstâncias são desconhecidas”.

A sessão de apresentação do livro contará com intervenções de Paulo Ramos, tradutor da obra, e do padre Alexandre Palma, professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Depois da sessão, a autora ficará disponível para uma sessão de autógrafos.

 

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática

Encontro da Rede Cuidar da Casa Comum

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática novidade

Porque o Planeta é de todos e todos são chamados a cuidar dele, a REDE Cuidar da Casa Comum vai realizar, no próximo dia 30, o encontro nacional “Também Somos Terra”, para o qual convida… todos. O evento terá lugar no Seminário de Leiria e será uma oportunidade para conhecer melhor o conceito de ecologia integral, em particular na vertente da economia social e desenvolvimento comunitário.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU

Perseguição dura há 44 anos

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU novidade

Quem ouvir o discurso que o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, fez na semana passada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, mostrando o Alcorão, defendendo a igualdade e apelando ao respeito pelas religiões em todo o mundo e à não violência, poderá ser levado a pensar que o pais está finalmente no bom caminho quanto ao respeito pelas minorias religiosas. Infelizmente, não é o caso, alerta a Comunidade Bahá’i Internacional (BIC, na sigla inglesa), para quem “a hipocrisia de tirar o fôlego do governo iraniano deve ser denunciada. Se o governo iraniano acredita que todas as pessoas são iguais, porque tem perseguido sistematicamente a comunidade bahá’í do Irão durante os últimos 44 anos?”, questionam.

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar

Os estragos do padre Rupnik (2)

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar novidade

A existência canónica da Comunidade Loyola é reconhecida em 1994, mas nessa altura havia já um percurso de cerca de dez anos atribulados em que se combinam a busca do carisma, a adesão de mulheres, umas mais entusiasmadas do que outras, e uma prática de abusos espirituais e sexuais por parte daquele que fez as vezes da superiora – o padre jesuíta esloveno Marko Ivan Rupnik.

Jornalistas e organizações de ajuda humanitária impedidos de atuar na Líbia

Amnistia Internacional denuncia

Jornalistas e organizações de ajuda humanitária impedidos de atuar na Líbia novidade

A Amnistia Internacional (AI) apelou esta segunda-feira, 25 de setembro, para que as Forças Armadas Árabes da Líbia (LAAF) – grupo que controla o leste do país, incluindo a cidade de Derna, devastada pelas cheias – “levantem imediatamente todas as restrições indevidas impostas aos meios de comunicação social e procedam à facilitação de ajuda humanitária a todas as comunidades afetadas” na região.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This