Encontro de leigos católicos no sábado

Cardeal O’Malley abre Praça Central, em Almada

| 19 Nov 21

O cardeal Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston (EUA) e presidente da Pontifícia Comissão para a Protecção de Menores, do Vaticano, é o principal interveniente do encontro Praça Central, da Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos (CNAL), da Igreja Católica, que decorre neste sábado, 20, na Academia Almadense, em Almada. A iniciativa, que terá como tema genérico “A difícil arte da amizade social”, incluirá debates sobre questões como política, sindicalismo, intervenção e solidariedade social, liberdade religiosa, casa comum e ecologia, artes ou abusos sexuais.

O’Malley fará a comunicação de abertura da jornada, às 10h15. Na segunda parte da manhã, um debate sobre “A ​construção da amizade social nas dimensões da política e cidadania” reunirá o investigador e antigo sindicalista Manuel Carvalho da Silva, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, e Rita Sacramento Monteiro, do núcleo português da iniciativa A Economia de Francisco.

A iniciativa reunirá centenas de responsáveis e membros de associações e movimentos católicos e o seu tema inspira-se numa das ideias do Papa na encíclica Fratelli Tutti. Nos parágrafos 6-7 do texto publicado em Outubro de 2020, o Papa explica: “Entrego esta encíclica social como humilde contribuição para a reflexão, a fim de que, perante as várias formas atuais de eliminar ou ignorar os outros, sejamos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras.” E acrescenta: “Embora a tenha escrito a partir das minhas convicções cristãs, que me animam e nutrem, procurei fazê-lo de tal maneira que a reflexão se abra ao diálogo com todas as pessoas de boa vontade.”

Durante a tarde da Praça Central, haverá ainda duas séries de quatro debates em simultâneo, sobre os temas genéricos de cidadania, política, cultura e diálogo. Neles participam responsáveis de instituições sociais, professores universitários, membros de movimentos católicos ou de associações cívicas. O programa completo pode ser consultado na página da CNAL, onde os interessados também se podem inscrever.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Onde menos se espera, aí está Deus

Onde menos se espera, aí está Deus novidade

Por vezes Deus descontrola as nossas continuidades, provoca roturas, para que possamos crescer, destruir em nós uma ideia de Deus que é sempre redutora e substituí-la pela abertura à vida, onde Deus se encontra total e misteriosamente. É Ele, o seu espírito, que nos mostra o nosso nada e é a partir do nosso nada que podemos intuir e abrir-nos à imensidão de Deus, também nas suas criaturas, todas elas.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This