O cardeal Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston (EUA) e presidente da Pontifícia Comissão para a Protecção de Menores, do Vaticano, é o principal interveniente do encontro Praça Central, da Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos (CNAL), da Igreja Católica, que decorre neste sábado, 20, na Academia Almadense, em Almada. A iniciativa, que terá como tema genérico “A difícil arte da amizade social”, incluirá debates sobre questões como política, sindicalismo, intervenção e solidariedade social, liberdade religiosa, casa comum e ecologia, artes ou abusos sexuais.
O’Malley fará a comunicação de abertura da jornada, às 10h15. Na segunda parte da manhã, um debate sobre “A construção da amizade social nas dimensões da política e cidadania” reunirá o investigador e antigo sindicalista Manuel Carvalho da Silva, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, e Rita Sacramento Monteiro, do núcleo português da iniciativa A Economia de Francisco.
A iniciativa reunirá centenas de responsáveis e membros de associações e movimentos católicos e o seu tema inspira-se numa das ideias do Papa na encíclica Fratelli Tutti. Nos parágrafos 6-7 do texto publicado em Outubro de 2020, o Papa explica: “Entrego esta encíclica social como humilde contribuição para a reflexão, a fim de que, perante as várias formas atuais de eliminar ou ignorar os outros, sejamos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras.” E acrescenta: “Embora a tenha escrito a partir das minhas convicções cristãs, que me animam e nutrem, procurei fazê-lo de tal maneira que a reflexão se abra ao diálogo com todas as pessoas de boa vontade.”
Durante a tarde da Praça Central, haverá ainda duas séries de quatro debates em simultâneo, sobre os temas genéricos de cidadania, política, cultura e diálogo. Neles participam responsáveis de instituições sociais, professores universitários, membros de movimentos católicos ou de associações cívicas. O programa completo pode ser consultado na página da CNAL, onde os interessados também se podem inscrever.