Reunidos em Praga

Católicos LGBT conversam com participantes da assembleia europeia do Sínodo

| 4 Fev 2023

Católicos LGBT conversam com participantes da assembleia europeia do Sínodo em Praga. Foto: Direitos reservados.

Católicos LGBT conversam com participantes da assembleia europeia do Sínodo em Praga. Foto: Direitos reservados.

 

O grupo de católicos LGBT reunidos em Praga no mosteiro Fortna dos carmelitas descalços por ocasião da assembleia continental europeia do Sínodo conversou durante a tarde de sábado, 4 de fevereiro, com o arcebispo auxiliar de Praga, Václav Malý, e com alguns dos participantes na assembleia que se inicia este domingo, 5 de fevereiro, na capital checa [ver 7MARGENS].

“Não se esqueçam de nós. Lembrem-se de nós. Não somos nem números nem uma ideologia. Somos pessoas. Temos nomes e temos caras” – estas foram, segundo um dos participantes nos encontros referiu ao 7MARGENS, as afirmações principais da mensagem transmitida nas conversas havidas.

A participação de católicos LGBT nos processos sinodais em vários países europeus deu origem a diversas contribuições entre as quais se encontra um documento intitulado “Tudo o que foi criado por Deus é bom e nada deve ser rejeitado”, divulgado a 10 de agosto no âmbito do Fórum Europeu dos Grupos Cristãos LGBT, plataforma que reúne 47 movimentos de 21 países.

O grupo reunido em Praga desde sexta-feira 3 de fevereiro resulta das relações estabelecidas para redigir aquele documento, conta com o envolvimento do Global Network of Rainbow Catholics e tem como objetivo “comunicar as expetativas da comunidade LGBT católica sobre o Sínodo” sobre a sinodalidade convocado pelo Papa Francisco.

 

Desfazendo três equívocos sobre Deus

Desfazendo três equívocos sobre Deus novidade

Existem três dificuldades ou equívocos religiosos sobre o carácter de Deus, e que revelam algum desconhecimento sobre Ele. Por isso convém reflectir no assunto. Esses três equívocos sobre os quais nos vamos debruçar de seguida são muito comuns, infelizmente. [Texto de José Brissos-Lino]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

sobre as águas

sobre as águas novidade

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XII do Tempo Comum B. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 22 de Junho de 2024.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This