Reunidos em Praga

Católicos LGBT conversam com participantes da assembleia europeia do Sínodo

| 4 Fev 2023

Católicos LGBT conversam com participantes da assembleia europeia do Sínodo em Praga. Foto: Direitos reservados.

Católicos LGBT conversam com participantes da assembleia europeia do Sínodo em Praga. Foto: Direitos reservados.

 

O grupo de católicos LGBT reunidos em Praga no mosteiro Fortna dos carmelitas descalços por ocasião da assembleia continental europeia do Sínodo conversou durante a tarde de sábado, 4 de fevereiro, com o arcebispo auxiliar de Praga, Václav Malý, e com alguns dos participantes na assembleia que se inicia este domingo, 5 de fevereiro, na capital checa [ver 7MARGENS].

“Não se esqueçam de nós. Lembrem-se de nós. Não somos nem números nem uma ideologia. Somos pessoas. Temos nomes e temos caras” – estas foram, segundo um dos participantes nos encontros referiu ao 7MARGENS, as afirmações principais da mensagem transmitida nas conversas havidas.

A participação de católicos LGBT nos processos sinodais em vários países europeus deu origem a diversas contribuições entre as quais se encontra um documento intitulado “Tudo o que foi criado por Deus é bom e nada deve ser rejeitado”, divulgado a 10 de agosto no âmbito do Fórum Europeu dos Grupos Cristãos LGBT, plataforma que reúne 47 movimentos de 21 países.

O grupo reunido em Praga desde sexta-feira 3 de fevereiro resulta das relações estabelecidas para redigir aquele documento, conta com o envolvimento do Global Network of Rainbow Catholics e tem como objetivo “comunicar as expetativas da comunidade LGBT católica sobre o Sínodo” sobre a sinodalidade convocado pelo Papa Francisco.

 

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença”

Relatora especial da ONU em entrevista

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença” novidade

Relacionar a violação da liberdade de religião e de crença com questões como a tortura ou a juventude, por exemplo, são algumas das prioridades da britânica e iraniana Nazila Ghanea, que desde Agosto de 2022 é a Relatora especial das Nações Unidas sobre a Liberdade de Religião e de Crenças. Ghanea trabalha na Universidade de Oxford (Reino Unido) desde há 20 anos, exactamente quando começou a trabalhar o tema da liberdade religiosa, na pesquisa que fez para o seu doutoramento.

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas

Pré-publicação

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas novidade

Dois milénios depois de Belém e de Jesus e 800 anos após Greccio e S. Francisco de Assis, o que resta do Natal cristão? E como recuperar o sentido do Presépio? Afinal, no presépio de Greccio não havia Menino, mas apenas o boi, o burro e a manjedoura?… É a perguntas como essas que se propõe responder o livro “De Belém a Greccio –O Presépio de São Francisco de Assis”. Pré-publicação.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos

A cinco dias do fim

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos novidade

Nenhum participante tem expectativas muito altas em relação ao desfecho da COP28, mas o sentimento mais comum entre os ativistas do clima presentes nos Emirados Árabes Unidos é o de que ainda é possível “dar a volta” e evitar o fracasso total. Islene Façanha, colaboradora da associação ambientalista Zero, falando ao 7MARGENS a partir do Dubai, referiu a “pressão das organizações não governamentais tem sido muito forte” o que mantém em aberto as “possibilidades de avançar”.

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro

No próximo dia 15

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro novidade

O cardeal, poeta e teólogo Tolentino de Mendonça e a exploradora e autora de documentários sobre a biodiversidade Céline Cousteau vão receber o doutoramento honoris causa pela Universidade de Aveiro (UA) durante a cerimónia de comemoração dos 50 anos da Academia, anunciou a instituição. A sessão decorrerá no próximo dia 15 de Dezembro.

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma

Sondagem

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma novidade

Quatro em cada cinco americanos adultos acreditam que as pessoas têm uma alma ou espírito além do corpo físico, revela uma sondagem publicada no dia 7 de dezembro pelo Pew Research Center. O centro de investigação sublinha que “apesar de nas últimas décadas a população residente nos EUA ter vindo a identificar-se cada vez menos com uma religião estabelecida, a crença num reino espiritual além deste mundo continua a ser generalizada”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This