
O centro agora inaugurado traz uma nova vida ao Hospital Central da Beira, que foi profundamente danificado em 2019 pelo ciclone Idai. Foto © Health4MOZ.
Acaba de ser inaugurado, no Hospital Central da Beira, o Centro de Formação e Pesquisa em Saúde, uma iniciativa da Health4MOZ para dotar Moçambique com um “centro de excelência” capaz de realizar “conferências científicas, videoconferências, telemedicina, investigação e simulação biomédica”, anuncia o comunicado enviado esta quinta-feira, 10, por aquela ONGD à redação do 7MARGENS.
Fundada em 2013 por um grupo de médicos e professores universitários portugueses, a Health4MOZ tem como objetivo “ensinar e transmitir conhecimento de excelência a alunos e profissionais de Moçambique, de forma totalmente voluntária e pro-bono”.
De acordo com a organização, o seu trabalho naquele país já permitiu ensinar “mais de 2.500 alunos de medicina, medicina dentária e enfermagem”, “capacitar mais de 3.000 médicos, médicos dentistas e enfermeiros”, “apoiar mais de 3 dezenas de estágios de profissionais moçambicanos em instituições portuguesas e de profissionais portugueses em Moçambique” e realizar “mais de 60 missões” no país.
O centro agora inaugurado traz uma nova vida ao Hospital Central da Beira, que foi profundamente danificado em 2019 pelo ciclone Idai, e pretende contribuir para “a formação pré e pós-graduada em saúde”. Para a sua construção e equipamento, a Health4MOZ contou com o apoio de várias empresas portuguesas e moçambicanas, assim como das câmaras municipais das cidades portuguesas geminadas com a Beira.