Califórnia

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência

| 31 Mai 2023

“A Diocese de Santa Rosa abriu falência em meados de março calculando o valor dos seus ativos entre 10 e 50 milhões de dólares, montante que estimou ser semelhante ao valor que será obrigada a pagar ao conjunto dos mais de 200 pedidos de indemnização de que foi alvo.”  Foto:Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, Los Angeles (Califórnia). / Wikipedia

 

Quatro das 12 dioceses católicas da Califórnia pediram falência, ou estão a considerar fazê-lo, por causa de mais de 3.000 pedidos de indemnização entregues nos tribunais do Estado por vítimas de abusos sexuais de menores que aproveitaram o facto da lei ter prolongado até dezembro do ano passado a admissibilidade de processos envolvendo pessoas tendo atualmente até 40 anos.

A notícia foi divulgada no Religion News e refere que a Diocese de Santa Rosa abriu falência em meados de março calculando o valor dos seus ativos entre 10 e 50 milhões de dólares, montante que estimou ser semelhante ao valor que será obrigada a pagar ao conjunto dos mais de 200 pedidos de indemnização de que foi alvo.

Por seu turno, a Diocese de Oakland entregou aos tribunais o seu pedido de falência no início deste mês de maio, avaliando os seus ativos entre os 100 e os 500 milhões de dólares que calcula serem suficientes para cobrir os 330 pedidos de indemnização que enfrenta.  O bispo de Oakland, Michael C. Barber, escreveu uma carta pastoral comunicando que os locais de culto serão fechados (para posterior venda) e a diocese enfrenta o grande desafio de reimaginar como celebrar a fé em outros locais.

Segundo o Religion News, o cardeal Robert McElroy, bispo da diocese de San Diego, anunciou no início de fevereiro a possibilidade de falência, possibilidade recentemente confirmada por um seu porta-voz. A diocese enfrenta custos legais “impressionantes” para responder a cerca de 400 ações judiciais por abusos sexuais de menores, vítimas de padres e de outros responsáveis diocesanos. A maioria dos supostos abusos citados nos processos ocorreu entre 1945 e 1970. O cardeal reconheceu em carta aberta à diocese que a resolução de parte destes casos negociada até 2007 consumiu 198 milhões de dólares, a maioria dos ativos da diocese. Porém, um porta-voz da diocese afirmou mais recentemente que o custo dos casos ainda pendentes pode chegar aos 550 milhões de dólares.

 

Há uma “nova vaga de terror contra os cristãos” no Paquistão

Ataques sucedem-se

Há uma “nova vaga de terror contra os cristãos” no Paquistão novidade

O recente ataque a um cristão falsamente acusado de ter queimado páginas do Corão, por uma multidão muçulmana enfurecida, no Paquistão, desencadeou “uma nova vaga de terror” contra a minoria religiosa no país. Depois deste incidente, que aconteceu no passado sábado, 25 de maio, já foram registados outros dois ataques devido a alegados atos de “blasfémia” por parte de cristãos.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A memória presente em pequenas tábuas

Museu Abade de Baçal

A memória presente em pequenas tábuas novidade

“Segundo uma Promessa” é o título da exposição inaugurada a 18 de maio no Museu Abade de Baçal, em Bragança, e composta por uma centena de pequenos ex-votos, registados em tábuas, que descrevem o autor e o recetor de vários milagres, ao longo dos séculos XVIII e XIX. “O museu tem a obrigação de divulgar e de mostrar ao público algum do património que está disperso pela diocese de Bragança-Miranda”, disse ao 7MONTES Jorge Costa, diretor do museu.

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This