AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, Los Angeles

Califórnia

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência

| 31/05/2023

“A Diocese de Santa Rosa abriu falência em meados de março calculando o valor dos seus ativos entre 10 e 50 milhões de dólares, montante que estimou ser semelhante ao valor que será obrigada a pagar ao conjunto dos mais de 200 pedidos de indemnização de que foi alvo.”  Foto:Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, Los Angeles (Califórnia). / Wikipedia

 

Quatro das 12 dioceses católicas da Califórnia pediram falência, ou estão a considerar fazê-lo, por causa de mais de 3.000 pedidos de indemnização entregues nos tribunais do Estado por vítimas de abusos sexuais de menores que aproveitaram o facto da lei ter prolongado até dezembro do ano passado a admissibilidade de processos envolvendo pessoas tendo atualmente até 40 anos.

A notícia foi divulgada no Religion News e refere que a Diocese de Santa Rosa abriu falência em meados de março calculando o valor dos seus ativos entre 10 e 50 milhões de dólares, montante que estimou ser semelhante ao valor que será obrigada a pagar ao conjunto dos mais de 200 pedidos de indemnização de que foi alvo.

Por seu turno, a Diocese de Oakland entregou aos tribunais o seu pedido de falência no início deste mês de maio, avaliando os seus ativos entre os 100 e os 500 milhões de dólares que calcula serem suficientes para cobrir os 330 pedidos de indemnização que enfrenta.  O bispo de Oakland, Michael C. Barber, escreveu uma carta pastoral comunicando que os locais de culto serão fechados (para posterior venda) e a diocese enfrenta o grande desafio de reimaginar como celebrar a fé em outros locais.

Segundo o Religion News, o cardeal Robert McElroy, bispo da diocese de San Diego, anunciou no início de fevereiro a possibilidade de falência, possibilidade recentemente confirmada por um seu porta-voz. A diocese enfrenta custos legais “impressionantes” para responder a cerca de 400 ações judiciais por abusos sexuais de menores, vítimas de padres e de outros responsáveis diocesanos. A maioria dos supostos abusos citados nos processos ocorreu entre 1945 e 1970. O cardeal reconheceu em carta aberta à diocese que a resolução de parte destes casos negociada até 2007 consumiu 198 milhões de dólares, a maioria dos ativos da diocese. Porém, um porta-voz da diocese afirmou mais recentemente que o custo dos casos ainda pendentes pode chegar aos 550 milhões de dólares.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

João da Cruz: poesia e mística

Ano Jubilar São João da Cruz (9)

João da Cruz: poesia e mística novidade

Até Dezembro decorre o ano jubilar de São João da Cruz, celebrando o terceiro centenário da canonização e os 100 anos da sua proclamação como Doutor da Igreja Católica. O jubileu tem como lema “A esperança alcança tanto quanto espera” e propõe itinerários de renovação espiritual e mística. A propósito do ano jubilar, o 7MARGENS propõe mensalmente, aos dias 13/14 (assinalando o dia da sua morte, a 14 de Dezembro de 1591), um conjunto de textos do padre carmelita e teólogo Armindo Vaz. 

Tinha 73 anos

[Olhar de teóloga]

Tinha 73 anos

Decidi que, sempre que, infelizmente, escrever sobre o suicídio de um padre, vou intitular o artigo com a idade daquele que não encontrou outra saída.
Bernard Card, da diocese de Dijon, em França, suicidou-se na casa paroquial. Ao que parece, era um padre activo, envolvido em várias atividades diocesanas e de trato fácil e próximo. [Texto de Cristina Inogés Sanz]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.