AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

capela centenária da Nossa Senhora da Aflição em Gondomar foto DR

Protocolo inédito

Ismaelitas e católicos unem-se para recuperar capela destruída nos incêndios de 2024

| 28/01/2025

Da centenária Capela de Nossa Senhora da Aflição, localizada em Branzelo, Gondomar, restam apenas as paredes e as memórias, desde que em setembro as chamas a consumiram. Mas um protocolo inédito, que acaba de ser assinado pelo Imamat Ismaili, a Paróquia de Melres e Medas, a Câmara Municipal de Gondomar e a família proprietária do terreno, vai permitir a reabilitação da ermida, que em setembro voltará a ser ponto de romaria.

Na sequência dos devastadores incêndios que assolaram aquela região no final do verão, o Príncipe Rahim Aga Khan – o imam que é líder espiritual da comunidade ismaelita – manifestou solidariedade ao Primeiro-Ministro Luís Montenegro, através de uma carta onde oferecia apoio para mitigar os impactos da tragédia. Em resposta, o Governo sugeriu que este apoio se materializasse na reabilitação da capela, situada às margens do rio Douro, numa propriedade privada que passou de geração em geração ao longo de 140 anos e que é de grande relevância histórica e cultural para a comunidade local. A proposta não podia ter sido melhor acolhida.

O protocolo de cooperação foi assinado na manhã desta terça-feira, 28 de janeiro, no Diwan, sede do Imamat Ismaili em Lisboa. O projeto será liderado pelo Aga Khan Trust for Culture (AKTC), em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar, a paróquia local de Melres e Medas e a família proprietária do terreno.

Assinatura de protocolo para a reabilitação da capela de Nossa Senhora da Aflição. Foto DR

O protocolo de cooperação foi assinado na manhã desta terça-feira, 28 de janeiro, no Diwan, sede do Imamat Ismaili em Lisboa. Foto: Direitos reservados

Com sede formal em Lisboa desde junho de 2015, o Imamat Ismaili representa uma comunidade com uma enorme diversidade dentro do ramo shia do Islão. À luz da tradição muçulmana, um imam, seja shia ou suni, assume um compromisso para com a melhoria da qualidade de vida daqueles que professam a sua fé, mas também das comunidades em que estes se inserem.

A inauguração da capela reabilitada está planeada para o dia 7 de setembro de 2025, a tempo da procissão anual de Nossa Senhora da Aflição, um evento de grande significado religioso e cultural para a comunidade.

(Foto de destaque: A capela de Nossa Senhora da Aflição, após os incêndios. Direitos reservados)

 

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.