Congregação tem primeiro geral africano

Padre Tony Neves é um dos seis assistentes gerais dos Espiritanos

| 22 Out 2021

Tony Neves e o novo geral dos Espiritanos. Direitos reservados

Tony Neves e Alain Mayama, o primeiro africano a desempenhar o cargo de geral dos Espiritanos. Foto: Direitos reservados.

 

O padre Tony Neves, português membro dos Missionários do Espírito Santo, foi eleito como um dos seis assistentes gerais da congregação, conhecida como Missionários Espiritanos. A eleição ocorreu quinta-feira, 21, no capítulo geral que está a decorrer em Bagamoyo, Tanzânia, desde o dia 3.

A notícia, enviada pela congregação ao 7MARGENS, dá conta ainda da eleição, dia 18, do novo superior-geral, o padre Alain Mayama, o primeiro africano a desempenhar o cargo. Nascido no Congo Brazzaville em 1971, Mayama era até agora um dos assistentes gerais (ou conselheiros do geral), em Roma.

Padre desde 2000, Mayama começou a sua vida missionária nos Camarões, estudou nos EUA e trabalhou ainda no Gabão.

Tony Neves, colaborador regular do 7MARGENS, exercia desde 2018 o cargo de coordenador do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação e Diálogo Inter-Religioso da sua congregação. Nascido em 1962, o padre Tony foi ordenado em 1989 e trabalhou em Angola numa das fases mais intensas da guerra civil no país. Entre 2012 e 2018, foi o responsável máximo da província portuguesa dos espiritanos.

Com mais de 2500 membros em seis dezenas de países dos cinco continentes, os Missionários Espiritanos foram fundados em 1703 por Claude Poullart des Places. Em 2017, celebraram os 150 anos de presença em Portugal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Espiritualidade e ecologia, uma nova abordagem

Debates em Lisboa

Espiritualidade e ecologia, uma nova abordagem novidade

A responsabilidade e o princípio da precaução, a espiritualidade ligada à ecologia, leituras sobre As Vidas dos Animais, de J.M. Coetzee ou a Caminhada, de Henry D. Thoreau – estas são alguma das propostas do ciclo “Diálogos entre Ética, Ecologia e Espiritualidade”, proposto pelo Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato (Lisboa), que se inicia nesta terça-feira, 17 de Maio.

Repressão contra uigures não para

China

Repressão contra uigures não para novidade

O município de Konasheher, no centro da região uigur chinesa (Xinjiang), detém, segundo um levantamento da Associated Press (AP), a maior taxa de prisão conhecida no mundo: mais de 10.000 uigures (um em cada 25 habitantes) estão presos, acusados pelos tribunais chineses de atos de terrorismo.

“Os pássaros não são reais”

[Os Dias da Semana]

“Os pássaros não são reais” novidade

Uma entrevista concedida por um ex-agente da CIA, Eugene Price, tornaria credível uma acusação que, desde 2017, tinha vindo a ser amplamente difundida nos Estados Unidos da América por um movimento intitulado Birds Aren’t Real. Eugene Price corrobora que a CIA dizimou os pássaros do país, substituindo-os por imitações tecnológicas, drones emplumados cumprindo uma função de vigilância.

Agenda

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This