
Tony Neves e Alain Mayama, o primeiro africano a desempenhar o cargo de geral dos Espiritanos. Foto: Direitos reservados.
O padre Tony Neves, português membro dos Missionários do Espírito Santo, foi eleito como um dos seis assistentes gerais da congregação, conhecida como Missionários Espiritanos. A eleição ocorreu quinta-feira, 21, no capítulo geral que está a decorrer em Bagamoyo, Tanzânia, desde o dia 3.
A notícia, enviada pela congregação ao 7MARGENS, dá conta ainda da eleição, dia 18, do novo superior-geral, o padre Alain Mayama, o primeiro africano a desempenhar o cargo. Nascido no Congo Brazzaville em 1971, Mayama era até agora um dos assistentes gerais (ou conselheiros do geral), em Roma.
Padre desde 2000, Mayama começou a sua vida missionária nos Camarões, estudou nos EUA e trabalhou ainda no Gabão.
Tony Neves, colaborador regular do 7MARGENS, exercia desde 2018 o cargo de coordenador do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação e Diálogo Inter-Religioso da sua congregação. Nascido em 1962, o padre Tony foi ordenado em 1989 e trabalhou em Angola numa das fases mais intensas da guerra civil no país. Entre 2012 e 2018, foi o responsável máximo da província portuguesa dos espiritanos.
Com mais de 2500 membros em seis dezenas de países dos cinco continentes, os Missionários Espiritanos foram fundados em 1703 por Claude Poullart des Places. Em 2017, celebraram os 150 anos de presença em Portugal.