
O Palácio de São Bento está no edifício, transformado, que já foi o Mosteiro de São Bento da Saúde. É um dos edifícios que se poderá visitar. Foto: Direitos reservados.
Entre 24 e 27 de maio vai ser possível visitar 32 edifícios de antigos conventos e mosteiros de Lisboa onde estão instaladas as mais diversas instituições, desde a Assembleia da República, ao Museu de Arte Antiga e aos Armazéns do Chiado, passando por outros que ainda hoje conservam a sua primeira finalidade.
A maioria das atividades terá lugar entre 26 e 27 de maio, com variadíssimos conventos de portas abertas, visitas guiadas e percursos pedestres. As entradas são gratuitas. A sessão de abertura tem lugar no dia 24 de maio, às 18h00, na Sala de Extrações da Lotaria Nacional, instalada num dos antigos claustros da Casa Professa de São Roque. No dia 25 de maio, no Museu da Marioneta, antigo Convento das Bernardas, terá lugar a partir das 15h00, a conversa “Conventos e Habitação”.
A iniciativa é lançada pela Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Quo Vadis – Turismo do Patriarcado de Lisboa e o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O programa completo, os itinerários e a informação histórica e cultural sobre cada convento estão disponíveis no site quovadislisboa.com
A primeira edição deste projeto Open Conventos (o nome oficial é assim, misturando inglês e português) teve lugar em 2019 e contou com a participação de mais de 3.000 pessoas, mas a pandemia obrigou à sua suspensão nos anos seguintes.