
Isabelle de Chatellus num encontro com o Papa Francisco: o Vaticnao já lhe pediu que passasse a sua experiência a Los Angeles, onde decorrerão os JO de 2028. Foto © Direitos Reservados
Em vista à realização dos Jogos Olímpicos (JO) de Paris 2024, a Igreja Católica em França instituiu os Holy Games, uma iniciativa que visa ajudar a Igreja Católica a preparar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 na capital do país. Para liderar esta estrutura, a Igreja escolheu Isabelle de Chatellus, antiga tenista que assumiu o cargo em setembro de 2022 e tem, desde aí, com a sua equipa, procurado formas de ajudar os católicos a participar neste evento desportivo mundial que deverá atrair mais de 15 milhões de visitantes à capital francesa.
É um desafio imenso. “Devo admitir que nunca tinha encontrado um projeto com tantas batalhas, por vezes um verdadeiro combate de boxe”, reconhece. Há quem se pergunte se é realmente necessário que a Igreja gaste tanto tempo e energia com os Jogos Olímpicos. Muitos párocos, por exemplo, disseram-lhe que não tinham intenção de estar em Paris durante os JO.
A importância do desporto é, no entanto, clara para hierarquia da Igreja. “Como dizia João Paulo II, o desporto é um dom de Deus. Embora possa ter excessos, é sobretudo um meio extraordinário de educação, onde aprendemos a esforçar-nos, a respeitar as regras e a darmo-nos pelos nossos colegas de equipa”, diz de Chatellus.
Isabelle de Chatellus espera envolver 2300 jovens católicos nas iniciativas dos Holy Games para os JO de 2024. Está satisfeita com as primeiras vitórias que ela e a sua equipa já obtiveram. Em primeiro lugar, na Igreja, que reconhece a necessidade de levar a sério a realidade social representada pelo desporto. Mas também entre os atletas que “nos dizem que precisam de orientação e têm uma sede espiritual”.
Ela está convencida de que a Igreja tem um papel legítimo a desempenhar no mundo do desporto, especialmente desde que o Comité Olímpico Internacional (COI) pediu às cinco principais religiões para fornecerem serviços de capelania na Aldeia Olímpica onde os atletas viverão durante Paris 2024.
De Chatellus pretende agora capitalizar estas primeiras vitórias, e garantir que os Holy Games continuam mesmo depois de os Jogos Olímpicos terem terminado, e o bom trabalho realizado até à data já levou o Vaticano a pedir que partilhassem as suas experiências com a Igreja local de Los Angeles, onde se realizarão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de verão em 2028.









