Nos próximos dias 5 a 12 de março, as Cáritas de todo o país irão celebrar a Semana Nacional Cáritas 2023. Este ano subordinada ao tema “O Amor que Transforma”, a iniciativa pretende dar visibilidade à ação da Cáritas no apoio direto às pessoas que por alguma razão precisam de ajuda e apelar à solidariedade dos portugueses.
Durante toda a semana, “uma verdadeira onda de voluntários e amigos da rede Cáritas” irá espalhar-se por todo o país, para levar a cabo o “Peditório Nacional Público”, informa o comunicado enviado esta terça-feira, 28 de fevereiro, às redações. “Mas, seja na rua ou em formato online, todos podem ajudar a reforçar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social”, assinala.
Anualmente, a Cáritas apoio cerca de 120 mil pessoas em atendimento social através da rede nacional das Cáritas Diocesanas e dos muitos grupos paroquiais que estão espalhados por todo o país. A nível nacional, existem dois programas de apoio à rede: Inverter a Curva da Pobreza e Prioridade às Crianças. No seu conjunto, em 2022, estes dois programas apoiaram mais de 7.500 pessoas e cerca de 150 crianças.