A existência de um novo fontanário, e o consequente acesso à água, está a mudar a vida de muitas meninas e suas famílias na Ilha de Moçambique. Este acesso à água potável acontece por iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros, e conta com o apoio financeiro do governo da Irlanda. O objetivo é apoiar comunidades vulneráveis na província de Nampula, em Moçambique.
Fátima Mustafá tem 19 anos e vive com os seus pais e cinco irmãos menores. Os seus pais partem cedo de casa para procurarem o sustento para a família, e ela, por ser a mais velha dos irmãos, tem a tarefa de ir buscar água. Devido à necessidade de ir em busca de água, Fátima já faltou às aulas.
“Já tive de faltar à escola porque estava a cartar água. Até já vi algumas colegas desistirem da escola porque se atrasavam ou faltavam muito. Por isso, este fontanário não vai apenas facilitar termos água para beber, mas vai ajudar-me a mim, e às outras meninas da comunidade, a não faltar ou a atrasarmo-nos para as aulas”, explica Fátima, citada pela UNICEF Moçambique.
Antes desta fonte de água, as meninas e mulheres desta comunidade moçambicana demoravam cerca de duas horas para se deslocarem até ao poço mais próximo, algo que era ainda mais desgastante quando as temperaturas mais altas se faziam sentir. “O pior era caminhar até ao poço na época de muito calor. E muitas vezes tinha filas enormes e pouca água para todos nós”, recorda Fátima.
Apesar de recente, o novo fontanário já proporcionou alívio e segurança às raparigas e mulheres de Nampula. “Depois de passar muitos anos a percorrer mais de uma hora até ao poço mais próximo para conseguir água para cozinhar, beber e lavar, ter água perto de casa é um sonho que se tornou realidade e que facilita muito a minha vida e o meu futuro”, conclui a jovem.
Imagem de destaque: Moçambique 2025 © Miraldina Gabriel / UNICEF
Texto redigido por Juliana Batista/revista Fátima Missionária, ao abrigo da parceria com o 7MARGENS.
O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativo: https://setemargens.com/apoiar
Inscreva-se para receber a nossa newsletter gratuita: https://setemargens.com/assinar
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos: setemargens@setemargens.com










