AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

"(...) o acesso à habitação é hoje um dos desafios sociais mais urgentes em Portugal." Foto:DR

A missão voltada para a habitação acessível

 

A missão nasce de um coração capaz de olhar para os outros com esperança e responsabilidade, conforme considerava São José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata. Foi também com este espírito que nasceu a Fundação Allamano: um instrumento simples ao serviço da missão e, de modo particular, das pessoas em situação de maior vulnerabilidade. O último ano foi, para esta fundação, sobretudo um tempo de construção – um período dedicado a organizar projetos, estruturar a ação e começar a responder, de forma concreta, a algumas necessidades que encontramos à nossa volta.

Por um lado, a fundação deseja continuar a colaborar em iniciativas de cooperação e desenvolvimento em contextos onde a presença missionária da Consolata está profundamente enraizada. São lugares onde, há décadas, missionários e comunidades locais caminham juntos na promoção da educação, no fortalecimento das comunidades e na construção de caminhos de desenvolvimento humano integral. Mas também aqui, em Portugal, existem realidades que interpelam a consciência missionária. Muitas pessoas vivem situações de fragilidade social, enfrentam dificuldades no acesso à habitação ou carecem de oportunidades para reconstruir a sua vida com dignidade.

Foi a partir desta realidade que se tornou claro que o acesso à habitação é hoje um dos desafios sociais mais urgentes em Portugal. Perante isso, a Fundação Allamano começou a dar os primeiros passos na área da habitação acessível. Ao longo de 2025 foram preparados alguns espaços habitacionais que hoje permitem oferecer uma resposta simples, mas concreta, a pessoas com maiores dificuldades no acesso à habitação. Mais do que disponibilizar um lugar para viver, procura-se criar condições de estabilidade e dignidade que permitam reorganizar a vida e reencontrar esperança.

Olhando para o futuro, o desejo é continuar este caminho: consolidar o que foi iniciado, desenvolver novas iniciativas e envolver cada vez mais pessoas neste compromisso de serviço e solidariedade. Na tradição missionária ligada a São José Allamano, a missão constrói-se muitas vezes através de pequenos gestos vividos com perseverança no dia a dia. E, quando se juntam, esses gestos simples podem transformar vidas.

 

Carlos Andrés Erazo Giraldo, Diretor-geral da Fundação Allamano.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Vinte e cinco anos depois

7Partidas

Vinte e cinco anos depois novidade

Em 2001, vivíamos em San Francisco. Naquela segunda-feira, dia 11 de Setembro, fomos acordados pelo meu sogro, que nos ligava da Alemanha para avisar que os EUA estavam a ser atacados. Em San Francisco era ainda madrugada; em Nova Iorque passava das nove da manhã, e as duas torres já estavam a arder. [Texto de Helena Araújo].

Rússia acusada de enviar à força cidadãos estrangeiros para combater na Ucrânia

Relatório divulgado hoje

Rússia acusada de enviar à força cidadãos estrangeiros para combater na Ucrânia

A Rússia tem recorrido a “práticas enganosas, coercivas e exploradoras para recrutar cidadãos estrangeiros para as suas forças armadas e enviá-los para combater na Ucrânia”, afirmou a Amnistia Internacional num relatório publicado hoje, dia 10 de setembro. No comunicado enviado à redação do 7MARGENS a organização adianta que tais práticas constituem, em muitos casos, “uma violação dos direitos humanos e um crime de tráfico de seres humanos”.

As pretas: o caminho é meu, o caminho é delas!

Trago comigo (15)

As pretas: o caminho é meu, o caminho é delas!

Publicamos, da autoria de Sara Jona Laisse, o décimo quinto texto dessa rubrica, que intitulamos “Trago comigo”, remetendo para a ideia de alguma coisa pessoalmente significativa que cada qual guarda na sua memória. Sara Laisse fala-nos de duas mulheres negras brasileiras: Ivone Lara e Nise da Silveira.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This