AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Roma. Vaticano. Praça de São Pedro

Novidades na Cúria

Papa renova Conselho de Cardeais e reestrutura Banco do Vaticano

| 07/03/2023

Roma. Vaticano. Praça de São Pedro

O Vaticano anunciou esta terça-feira várias alterações na Cúria romana. Foto: Direitos reservados.

 

Por ter expirado o mandato dos membros do Conselho de Cardeais, o Papa Francisco acaba de renovar a constituição deste órgão, integrando purpurados das diferentes partes do mundo. Também o Instituto para as Obras de Religião (IOR), criado durante a segunda Guerra Mundial, no tempo do Papa Pio XII, foi agora remodelado, tendo em conta algumas normas constantes da nova constituição Praedicate Evangelium que reestruturou a Cúria romana.

O grupo conhecido por C9, devido ao número de membros que o constituem, passou a ter a seguinte composição de cardeais, avançou esta terça-feira, 7 de março, o Vaticano: Pietro Parolin e Vergez Alzaga, da Cúria vaticana, Fridolin Ambongo, arcebispo de Kinshasa (Congo); Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim (Índia); Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston (EUA); Juan José Omella, arcebispo de Barcelona (Espanha); Gérald Lacroix, arcebispo de Québec (Canadá); Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; e Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, Baía (Brasil).

O Conselho foi instituído por Francisco, meses depois de ter inaugurado o pontificado, tendo a primeira reunião ocorrido em outubro de 2013. O seu papel consiste em ajudar o Papa no governo da Igreja, incorporando diferentes visões e sensibilidades. Nos trabalhos de largos anos depois da entrada em funções, o C9 dedicou-se à preparação da reforma da Cúria romana, uma “encomenda” do conjunto dos cardeais na fase prévia ao último conclave que elegeu Francisco.

Os purpurados agora escolhidos terão a sua primeira reunião no Vaticano no próximo dia 24 de abril.

 

IOR: Banco do Vaticano tem novo estatuto

De acordo com um quirógrafo (documento autógrafo) do Papa Francisco, datado desta terça-feira, 7 de março, o também conhecido por Banco do Vaticano passou a ser dirigido por uma única pessoa, a ter uma estrutura mais simples e órgãos com funções mais claras, de forma a evitar sobreposições e repetições de competências. Como se tornou norma no governo central da Igreja, os mandatos passarão a ter a duração de cinco anos, renováveis uma só vez.

Doravante, no novo Estatuto, em vez de um órgão de direção constituído por um diretor e um vice-diretor, passar a existir apenas um diretor-geral. Para além disso, funcionarão uma Comissão Cardinalícia e um Conselho de Superintendência.

Quanto a este último órgão, ao qual compete definir a estratégia do IOR, e eleger o diretor (depois nomeado pela Comissão Cardinalícia), o quirógrafo define normas para situações de conflito de interesses.

 

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Mobilidades não deferidas pela primeira vez em 19 anos!

Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos

Mobilidades não deferidas pela primeira vez em 19 anos! novidade

A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos é a iniciativa fundadora da medida 2O (Segunda Oportunidade), em Portugal, tendo aberto portas em 2008 e trabalhado ininterruptamente desde essa data com cerca de 1200 jovens em abandono precoce e em risco de exclusão social com resultados muito positivos, traduzidos em 80% de saídas positivas. [Texto de Luís Mesquita | Presidente da AE2O].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This