AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Universidade Centro Americana em Manágua, gerida pelos jesuítas. Foto © UCA, via Jesuit Conference of Canada and the United States

"Tudo pode acontecer"

Apesar da perseguição governamental, 11 jesuítas permanecem na Nicarágua

| 31/08/2023

Universidade Centro Americana em Manágua, gerida pelos jesuítas. Foto © UCA, via Jesuit Conference of Canada and the United States

A residência jesuíta perto da Universidade Centro-Americana (UCA), confiada aos jesuítas, e outra residência para estudantes bolseiros da UCA, já foram confiscadas, mas três outras entidades jesuítas permanecem ativas. Foto © UCA, via Jesuit Conference of Canada and the United States.

 

Depois de o Governo da Nicarágua ter declarado, na semana passada, que a Companhia de Jesus é ilegal no país e ordenado que fossem confiscadas todas as suas propriedades, há 11 jesuítas que decidiram permanecer no estado centro-americano, com o firme propósito de continuar o trabalho da ordem religiosa, apesar dos elevados riscos de expulsão ou detenção que enfrentam.

A informação é avançada pela revista America – detida pela congregação – com base em declarações de José Maria Tojeira, SJ , porta-voz da Província Centro-Americana da Companhia de Jesus em El Salvador.

“Dada a ausência praticamente total do Estado de direito na Nicarágua, tudo pode acontecer”, disse o padre Tojeira, respondendo a perguntas enviadas por e-mail pela America . “Mas os jesuítas continuam no seu trabalho no meio destas dificuldades.”

A residência jesuíta perto da Universidade Centro-Americana (UCA), confiada aos jesuítas, e outra residência para estudantes bolseiros da UCA, já foram confiscadas, segundo o padre Tojeira. Mas três outras entidades jesuítas registadas no governo da Nicarágua permanecem ativas, informou: duas escolas e o centro Fe y Alegría, uma iniciativa jesuíta de educação para os alunos do ensino primário em maior situação de risco.

O porta-voz parece confiante de que, aconteça o que acontecer a seguir na Nicarágua, a presença jesuíta no país manter-se-á. “Continuaremos a trabalhar por uma verdadeira democracia – participativa, inclusiva, que defenda os direitos humanos, que ajude a escapar da pobreza [e] da injustiça”, assegurou, sugerindo que a contribuição da ordem para a sociedade nicaraguense provavelmente irá tornar-se mais importante após a aceleração do autoritarismo arquitetado pelo regime do casal Ortega-Murillo.

“Estamos a estudar possíveis reclamações perante organizações internacionais, as Nações Unidas e a Organização dos Estados Americanos, que zelam pelos direitos humanos, dada a impossibilidade de fazer reivindicações ou demandas legais dentro da Nicarágua”, adiantou ainda o padre Tojeira.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se …

[Arquipélago Jerusalém]

Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se … novidade

Acordamos e consultamos as notícias e fica a impressão que o mundo está muito desarrumado e que somos impotentes para o modificar; que pouco podemos fazer contra a ideologia  trumpista, putinista e xijinpinguista – que mistura consumismo e força bruta: preciso de poder comprar o que quero e, se não puder comprar, posso tomá-lo à força. A propaganda alcança o seu fim quando já dispensamos o propagandista e passamos nós próprios a repeti-la. [Texto de Mendo Castro Henriques].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.