A beleza num livro de aforismos de Tolentino Mendonça

| 5 Out 19

​Um novo livro do novo cardeal português foi posto à venda nesta sexta-feira, 4 de Outubro. Uma Beleza Que nos Pertence é uma colecção de aforismos e citações, retirados dos seus outros livros de ensaio e crónicas, “acerca do sentido da vida, a beleza das coisas, a presença de Deus, as dúvidas e as incertezas espirituais dos nossos dias”, segundo a nota de imprensa da editora Quetzal.

Organizado por grandes temas, o livro recolhe centenas de excertos da obra ensaística e das crónicas do bibliotecário da Santa Sé. “O grande risco é o de nos deixarmos mergulhados numa vida inautêntica, uma vida que não é vida, feita de imagens e de aparências. O que passa a contar, no fundo, é a ilusão que se projecta e que é preciso salvar a todo o custo”, diz uma das citações.

“Hoje muita gente parece mais interessada em salvar as aparências do que em salvar-se a si própria. Num vazio sempre mais amplo, a imitação acaba por obscurecer o original. E assistimos ao triunfo da sociedade do espectáculo, gerida por uma ética provisória e funcional, que não chega a tocar o homem.”

Além da obra sobre a Bíblia e da poesia, Tolentino Mendonça tem publicados vários livros com pequenas crónicas ou meditações.

Artigos relacionados