Ciclo de Conferências

A paz (e o 7MARGENS) na Academia das Ciências de Lisboa

| 10 Abr 2022

coracao com as cores da bandeira da ucrania foto c pixelshot

Conferências não vão deixar de tocar no assunto do momento, a guerra na Ucrânia. Foto DR

 

Tolerância, solidariedade e paz é o título genérico de um ciclo de conferências da Academia das Ciências de Lisboa (ACL), que decorre até ao próximo dia 26 e que nesta segunda-feira, 11, terá António Marujo, do 7MARGENS, como interveniente, a falar sobre o pensamento do Papa Francisco, com o título Solidariedade e paz: utopias para hoje.

Terça-feira dia 12, João Rodrigues, economista, professor de Economia da Universidade de Coimbra (UC) e um dos autores do blogue Ladrões de Bicicletas, falará sobre Paz e economia política. No dia 18, Daniela Nascimento, professora de Relações Internacionais na UC, aborda o tema Humanitarismo, solidariedade e paz.

A 19 de Abril, Teresa Cravo, também docente de Relações Internacionais na UC, fala sobre Cooperação para o desenvolvimento e solidariedade e no dia 26 a psicóloga Helena Águeda Marujo, professora da Universidade de Lisboa e coordenadora da Cátedra UNESCO Sustentabilidade da Paz Global, falará sobre Virtudes coletivas e fortalecimento da paz: o papel dos bens relacionais.  

Este ciclo pretende assinalar os dias internacionais da Consciência (5 de Abril) e do Desporto para o Desenvolvimento e Paz (6 de Abril). A primeira conferência (Tolerância, paz negativa e paz positiva) esteve a cargo de José Manuel Pureza, dirigente do Bloco de Esquerda, professor de Relações Internacionais da UC, um dos fundadores do ex-Núcleo de Estudos para a Paz da mesma universidade e coordenador deste ciclo, organizado no âmbito do Instituto de Altos Estudos da ACL, dirigido por Maria Salomé Pais. A segunda conferência, sobre Polarização, radicalização e (in)tolerância: o papel das redes sociais) foi de e Daniel Pinéu, professor de Relações Internacionais da Universidade de Amesterdão e comentador da SIC.

As conferências, que ficarão disponíveis no canal YouTube da ACL, decorrem através da plataforma Zoom no endereço que podem encontrar neste link (ID da reunião: 840 3203 7308 e senha de acesso: 123456) e do mesmo canal da ACL no YouTube, sempre a partir das 18h.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This