Ciclo de Conferências

A paz (e o 7MARGENS) na Academia das Ciências de Lisboa

| 10 Abr 2022

coracao com as cores da bandeira da ucrania foto c pixelshot

Conferências não vão deixar de tocar no assunto do momento, a guerra na Ucrânia. Foto DR

 

Tolerância, solidariedade e paz é o título genérico de um ciclo de conferências da Academia das Ciências de Lisboa (ACL), que decorre até ao próximo dia 26 e que nesta segunda-feira, 11, terá António Marujo, do 7MARGENS, como interveniente, a falar sobre o pensamento do Papa Francisco, com o título Solidariedade e paz: utopias para hoje.

Terça-feira dia 12, João Rodrigues, economista, professor de Economia da Universidade de Coimbra (UC) e um dos autores do blogue Ladrões de Bicicletas, falará sobre Paz e economia política. No dia 18, Daniela Nascimento, professora de Relações Internacionais na UC, aborda o tema Humanitarismo, solidariedade e paz.

A 19 de Abril, Teresa Cravo, também docente de Relações Internacionais na UC, fala sobre Cooperação para o desenvolvimento e solidariedade e no dia 26 a psicóloga Helena Águeda Marujo, professora da Universidade de Lisboa e coordenadora da Cátedra UNESCO Sustentabilidade da Paz Global, falará sobre Virtudes coletivas e fortalecimento da paz: o papel dos bens relacionais.  

Este ciclo pretende assinalar os dias internacionais da Consciência (5 de Abril) e do Desporto para o Desenvolvimento e Paz (6 de Abril). A primeira conferência (Tolerância, paz negativa e paz positiva) esteve a cargo de José Manuel Pureza, dirigente do Bloco de Esquerda, professor de Relações Internacionais da UC, um dos fundadores do ex-Núcleo de Estudos para a Paz da mesma universidade e coordenador deste ciclo, organizado no âmbito do Instituto de Altos Estudos da ACL, dirigido por Maria Salomé Pais. A segunda conferência, sobre Polarização, radicalização e (in)tolerância: o papel das redes sociais) foi de e Daniel Pinéu, professor de Relações Internacionais da Universidade de Amesterdão e comentador da SIC.

As conferências, que ficarão disponíveis no canal YouTube da ACL, decorrem através da plataforma Zoom no endereço que podem encontrar neste link (ID da reunião: 840 3203 7308 e senha de acesso: 123456) e do mesmo canal da ACL no YouTube, sempre a partir das 18h.

 

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Gracia Nasi, judia e “marrana”

Documentário na RTP2

Gracia Nasi, judia e “marrana” novidade

Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This