breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | Domingo III da Quaresma A | Hospital de Santa Marta, Lisboa, 11 de Março de 2023.
António Pedro Monteiro | e-mail
breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | Domingo III da Quaresma A | Hospital de Santa Marta, Lisboa, 11 de Março de 2023.
António Pedro Monteiro | e-mail
Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo V da Quaresma A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 25 de Março de 2023.
Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo IV da Quaresma A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 18 de Março de 2023.
Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo II da Quaresma A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 4 de Março de 2023.
Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo V da Quaresma A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 25 de Março de 2023.
Cinema
“A Baleia”: o peso, a culpa e a possibilidade de redenção novidadeA Baleia não é um filme sobre obesidade mórbida. É um filme sobre o peso e como ele pode ser mortal. O peso da culpa, o peso dos erros, o peso da consciência. É também um filme sobre a expiação da culpa, sobre a tentativa e a possibilidade de redenção. (Crítica de Clara Almeida Santos)
Em Alcobaça
II Congresso Eunoia reúne organizações sociais evangélicasRealiza-se este sábado, 25 de março, o II Congresso Eunoia, a Federação Social Cristã Evangélica que congrega as organizações cristãs evangélicas da área social em Portugal. A reunião vai decorrer das 10h às 17h, na Fundação Vida Nova, em Alcobaça.
Em Lisboa
Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ”O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.
Debate dia 22 no Porto
Ponto SJ assinala cinco anos a “habitar a tensão”O Ponto SJ, portal dos jesuítas em Portugal, assinala os cinco anos sobre a sua criação com um debate no Porto sobre a polarização no espaço público e eclesial. A iniciativa decorre no Hotel M.OU.CO, no Porto, a partir das 18h30. “Habitar a tensão” é o novo lema do portal.
E o Papa Francisco tem sido muito claro ao dizer-nos que as situações graves não podem ser tratadas de ânimo leve. “Nunca serão suficientes as nossas palavras de arrependimento e consolação para as vítimas de abusos sexuais por parte dos membros da Igreja. (Opinião de Guilherme d’Oliveira Martins).
Prevista pena de morte
ONU pede veto da lei contra homossexuais no Uganda, Igreja em silêncioUma nova legislação aprovada pelo Parlamento ugandês esta semana prevê penas de até 20 anos de prisão para quem apoie “atividades homossexuais” e pena de morte caso haja abusos de crianças ou pessoas vulneráveis associados à homossexualidade. O alto-comissário para os Direitos Humanos da ONU, Volker Turk, já pediu ao presidente do país africano que não promulgue esta “nova lei draconiana”, mas os bispos do país, católicos e anglicanos, permanecem em silêncio.
Após reunião com Comissão Independente
Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menoresO Corpo Nacional de Escutas (CNE) suspendeu preventivamente um elemento suspeito da prática de abusos sexuais de menores, depois de ter recebido da Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica a informação de sete situações de alegados abusos que não eram do conhecimento da organização. Em comunicado divulgado esta sexta-feira, 24 de março, o CNE adianta que “está atualmente a decorrer o processo interno de averiguação, para decisão em sede de processo disciplinar e outras medidas consideradas pertinentes”.
Irmã Maria do Monte
Papa abre caminho para beatificação de religiosa madeirenseO Papa Francisco aprovou a publicação do decreto que reconhece as “virtudes heroicas” da irmã Maria do Monte, religiosa das Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, nascida em 1897 no Funchal, abrindo assim caminho para a sua beatificação.