
Missa Crismal na Sé de Lisboa. Foto © Patriarcado de Lisboa
O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, referiu esta quinta-feira que a Igreja portuguesa deve “pedir perdão” por “erros passados”, depois de se ter referido “à proteção de menores no espaço eclesial”.
Na homilia da Missa Crismal, na Sé de Lisboa, citada pela agência Ecclesia, Manuel Clemente notou: “Assim também para tudo o mais que a caridade e a justiça nos requeiram. Como no que se refere à proteção de menores no espaço eclesial, a que hoje estamos muito especialmente atentos. Aqui estamos, com plena consciência e compromisso, para reconhecer e corrigir erros passados, pedir perdão por eles e prevenir convenientemente o futuro.”
Na sua intervenção, o patriarca evocou ainda as crises provocadas pela guerra na Ucrânia e a pandemia de Covid-19. “Também aqui não têm faltado exemplos de grande solidariedade. Acolhimento de quem chega e ajuda a quem permanece na sua terra devastada”, apontou.









