Convenção Batista do Sul

Abusos sexuais nas igrejas da SBC sob investigação federal

| 13 Ago 2022

 

Várias comunidades da Convenção Batista do Sul (SBC, no acrónimo em língua inglesa), o segundo maior grupo religioso dos EUA e a mais importante denominação protestante do país, estão a ser investigadas pelo Departamento de Justiça sobre a prática de abusos sexuais e o seu encobrimento por parte de responsáveis, noticiou o Washington Post de dia 12 de agosto.

“Individual e coletivamente, cada entidade da SBC está decidida a cooperar total e completamente com a investigação” conduzida pelo FBI, lê-se no comunicado divulgado na sexta-feira, dia 12 de agosto, por 14 líderes da Convenção. A decisão do Departamento de Justiça prende-se com o relatório encomendado pela SBC a uma comissão independente e divulgado a 22 de maio deste ano. Nele se concluía terem alguns membros do comité executivo da Convenção sido autores, ou coniventes, de abusos sexuais e terem ignorado, desacreditado e “até vilipendiado” muitos dos sobreviventes de abusos sexuais. Uma das conclusões mais dramáticas do estudo apontava para o facto de aqueles líderes se recusarem a divulgar um banco de dados secreto com a lista de clérigos abusadores.

A lista com mais de 700 casos acabou por ser publicada na sequência do impacte do relatório de 300 páginas que analisou as ações do comité executivo no período de 2000 a 2021. Vários líderes visados, incluindo alguns dos mais populares nos EUA, tiveram de pedir a demissão. O comité executivo, com sede em Nashville, trata das funções financeiras e administrativas e distribui mais de 190 milhões de dólares anuais para financiar missões, seminários e ministérios.

As igrejas batistas do Sul operam independentemente umas das outras, representam cerca de 15 milhões de cristãos, e são, de acordo com The Guardian de dia 12, “dominadas por membros brancos, geralmente muito conservadores. A SBC tem sido nos últimos anos uma poderosa ferramenta para a organização da direita, especialmente em questões relacionadas ao aborto”, mas “está agora tão envolvida em escândalos que um ex-alto funcionário disse que ela enfrentava um ‘apocalipse batista do Sul’”.

A Convenção elegeu em junho um novo presidente, Ed Litton, que representa uma certa rutura com a extrema-direita que tem dominado a SBC nos últimos anos [ver 7MARGENS]. Pastor da Primeira Igreja Batista North Mobile no estado do Alabama, Litton apresentou-se como “alguém que lideraria a Convenção em direção a uma reconciliação racial”, mas venceu o seu opositor, Mike Stone, candidato ultraconservador da Geórgia, favorito da extrema-direita, por apenas quatro pontos percentuais.

“As duas maiores crises na SBC são os abusos sexuais e o debate sobre a teoria racial crítica, e as duas estão muito relacionadas”, disse Sara Moslener, diretora do After Purity Project da Central Michigan University a The Guardian. Acrescentando: “Muito da identidade racial branca passa por negar a realidade da história racista dos Estados Unidos e esconder a questão da agressão sexual nas igrejas evangélicas”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Índia

Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão

O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.

Neste sábado, em Lisboa

“Famílias naturais” em convívio contra a ideologia de género

Prometem uma “tarde de convívio e proximidade”, um concerto, diversão e “múltiplas actividades para crianças e adultos: o “Encontro da Família no Parque” decorre esta tarde de sábado, 24 de Setembro, no Parque Eduardo VII (Lisboa), a partir das 15h45, e “pretende demonstrar um apoio incondicional à família natural e pela defesa das crianças”.

Gratuito e universal

Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro

O filme A Carta (The Letter) será lançado no YouTube Originals no dia 4 de outubro, anunciou, hoje, 21 de setembro, o Movimento Laudato Si’. O documentário relata a história da encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e defensores da sustentabilidade do planeta e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco.

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco

Terminou o encontro em Assis

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco novidade

“Espero por vocês em Assis.” Assim terminava a carta que o Papa escreveu aos jovens em maio de 2019, convidando-os a participar na Economia de Francisco. Apesar de uma pandemia o ter obrigado a adiar dois anos este encontro, e ainda que as dores no joelho o tenham impedido de vir pelo seu próprio pé, Francisco cumpriu a sua promessa, como só os verdadeiros amigos sabem fazer. Este sábado, 24, logo pela manhã, chegou à cidade de Assis para se juntar aos mil participantes do encontro A Economia de Francisco. Escutou atentamente os seus testemunhos e preocupações, deu-lhes os conselhos que só um verdadeiro amigo sabe dar, selou com eles um pacto e até reclamou por não terem trazido cachaça (bem sabemos que é próprio dos amigos rabujar e fazer-nos rir). Mas sobretudo provou-lhes que acredita neles e que é com eles que conta para fazer do mundo um lugar melhor.

Agenda

Fale connosco

Autores