"Profundamente preocupado"

Arcebispo de Cantuária critica Israel por deter arbitrariamente cristã palestiniana

| 30 Abr 2024

justin welby arcebispo de cantuaria foto WCC

“Tais processos contra uma minoria que já é profundamente ameaçada são contrários aos compromissos assumidos ao longo dos anos por Israel”, denuncia o gabinete de Welby. Foto © WCC

O arcebispo de Cantuária e líder espiritual da Comunhão Anglicana, Justin Welby, criticou Israel pela detenção arbitrária de uma jovem cristã palestiniana na Cisjordânia ocupada. Num comunicado enviado à Sky News no início desta semana, o Gabinete do Arcebispo expressa a sua “profunda preocupação” pelo facto de Layan Nasir, 23 anos, “enfrentar uma detenção administrativa durante quatro meses, sem quaisquer acusações e sem o devido processo para que ela, a sua família ou os seus advogados possam contestar a situação”.

A estudante universitária foi levada da casa onde residia com a família, na cidade de Birzeit (a norte de Ramallah), no passado dia 6 de abril, pelas forças policiais israelitas. De acordo com o relato da sua mãe, Lulu, 20 soldados invadiram a casa pelas 4 horas da madrugada e revistaram todas as divisões. Ameaçando a família com armas, detiveram Nasir, sem apresentar justificação para o ato ou fornecer qualquer informação sobre o local para onde a levariam.

A situação foi denunciada, nessa altura, pelo pastor Richard Sewell, reitor da Universidade de Saint George, em Jerusalém, através da sua conta na rede social X.

Fontes militares israelitas asseguraram, alguns dias mais tarde, que a detenção desta jovem cristã se baseou em dados dos serviços de inteligência e que ela representava “uma ameaça à segurança nacional”. Layan Nasir foi condenada por um órgão administrativo (não judicial) a quatro meses de prisão, renováveis, sem que se saiba exatamente do que é acusada.

“Tais processos contra uma minoria que já é profundamente ameaçada são contrários aos compromissos assumidos ao longo dos anos por Israel”, denuncia o gabinete de Welby, que exige a libertação antecipada desta jovem cristã.

Também a plataforma de defesa dos direitos humanos Change.org tem atualmente a decorrer uma petição pela libertação de Layan e de outros estudantes palestinianos “detidos sem acusação” pelo “sistema de apartheid israelita”.

 

Guerra e Paz: angústias e compromissos

Um ensaio

Guerra e Paz: angústias e compromissos novidade

Este é um escrito de um cristão angustiado e desorientado, e também com medo, porque acredita que uma guerra devastadora na Europa é de alta probabilidade. Quando se chega a este ponto, é porque a esperança é já pequena. Manda a consciência tentar fazer o possível por evitar a guerra e dar uma oportunidade à paz. — ensaio de Nuno Caiado

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados novidade

Estou na Calábria com vista para a Sicília e o vulcão Stromboli ao fundo. Reunião de Coordenadores das Redes Internacionais do Graal. Escolhemos reunir numa propriedade de agroturismo ecológico, nas escarpas do mar Jónio, da antiga colonização grega. Na Antiguidade, o Mar Jónico foi uma importante via de comércio marítimo.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This