Até 30 de novembro, em Lisboa

Artesã de 97 anos expõe trabalhos para ajudar cristãos perseguidos

| 10 Nov 2023

Exposição de registos de Maria Antónia Cabral. Foto Fundaçao AIS

A exposição de registos pode ser visitada até 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, no Fórum Grandella, em São Domingos de Benfica. Foto © Fundação AIS.

 

Maria Antónia Cabral, artesã de 97 anos que foi uma uma das primeiras dez mulheres a licenciar-se em Arquitetura em Portugal, já perdeu a conta ao número de registos e relicários que criou desde que este se tornou o seu passatempo favorito. O sucesso foi tanto que começou a receber encomendas. E agora muitos deles estão em exposição no Fórum Grandella, em São Domingos de Benfica (Lisboa), com uma missão especial: ajudar os cristãos perseguidos.

Benfeitora da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), Maria Antónia Cabral, também conhecida como Bixa, decidiu apoiar a instituição e, através dela, os cristãos que sofrem nas mais diversas partes do mundo, com a venda do seu trabalho.

Começou a criar registos – trabalho artesanal minucioso com imagens de santos, que se guarda numa caixa emoldurada artisticamente e protegida com um vidro – ainda em criança.

“Desde pequena, muito pequena, aprendi as primeiras letras com a minha mãe, e lembro-me que ela já me ensinava a forrar caixinhas e a pôr florzinhas em relevo em cima das tampas das caixas. E lembro-me, tinha uns 14 ou 16 anos, de ver na Nazaré os registos que tinham aquelas mulheres na praça de peixe. Tinham cobertores no chão com os registos e eu ficava encantada a ver aquilo. Eram de uma enorme simplicidade. Depois, muito mais tarde, decidi começar também a fazê-los. Os primeiros, eram muito rudimentares…”, recorda Maria Antónia Cabral, em declarações à AIS.

Agora, diz que fazer registos “é um vício”, assegurando que não compra nada para poder criá-los: todos os materiais que coloca na sua arte são reutilizados.

A exposição pode ser visitada até 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 13h e das 14h às 18h.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Uma coleção de livros infanto-juvenis que é uma missão para estas férias… e para o resto da vida

[O papel das estórias]

Uma coleção de livros infanto-juvenis que é uma missão para estas férias… e para o resto da vida novidade

Miúdos de férias rima com… leituras sérias. Calma: o objetivo era rimar, não assustar! Até porque os livros sobre os quais vos venho falar são, de facto, sobre temas sérios, mas não são nada aborrecidos. Ou, como diriam os miúdos a quem se dirigem: não são “uma seca”. Pelo contrário, podem ser uma lufada de ar fresco neste verão que se adivinha estar para aquecer.

Um casal em 2024

Um casal em 2024 novidade

“A D. Georgina e o Senhor Amaro comentam o trânsito dos jovens, ele irritado: isto é gente de fora, do karaté ou lá o que é, daquelas coisas chinesas de dar porrada. Ela, rancorosa: pois, deixam-nos vir para cá para aprenderem a fazer-nos mal, deviam era mandá-los a todos para a terra dele”. Um texto de Nuno Caiado, baseado num episódio real testemunhado em Lisboa.

Clientes de supermercados convidados a apoiar a Cruz Vermelha

Campanha Vale +

Clientes de supermercados convidados a apoiar a Cruz Vermelha novidade

Até ao próximo dia 26 de julho, uma nova edição da campanha Vale +, promovida pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), está a decorrer em 597 grandes superfícies de todo o país. Os clientes dos supermercados podem contribuir para esta iniciativa através da aquisição de vales monetários ou alimentares no ato de pagamento das suas compras, sendo que no próximo fim de semana, dias 20 e 21, donativos como bens alimentares e de higiene poderão ser diretamente entregues a voluntários que estarão em loja.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This