A atitude dos cristãos e das igrejas, em especial a Católica, nos anos negros do Holocausto judaico, é o tema de uma exposição que se pode ver em Paris até fevereiro do próximo ano, por iniciativa da organização Mémorial de la Shoah.
Intitulada Pela graça de Deus: as Igrejas e a Shoah, a exposição apresenta um grande número de documentos e objetos inéditos, oriundos de algumas dezenas de museus, especialmente do Vaticano, que abriu os seus arquivos sobre este período a partir de 2020.
Painéis com preocupações pedagógicas e informativas mostram, apresentam e contextualizam a documentação, havendo também materiais como fotografias e filmes que ilustram momentos e aspetos do extermínio. Neste projeto trabalharam perto de três dezenas de especialistas, entre museógrafos, historiadores, documentalistas, artistas gráficos e cenografistas.
O certame, que requer algumas horas para ser visto, se for percorrido com pormenor, procura responder às perguntas sobre os silêncios e também iniciativas de resposta das confissões religiosas, terminando com o caso específico do Papa Pio XII.
«À la grâce de Dieu», les Églises et la Shoah
Exposição no Mémorial de la Shoah
rue Geoffroy l’Asnier, 17 – Paris
(0033) 01 42 77 44 72
Até 26 de fevereiro de 2023