Em Paris

As igrejas e a Shoah – exposição até 2023

| 13 Set 2022

A atitude dos cristãos e das igrejas, em especial a Católica, nos anos negros do Holocausto judaico, é o tema de uma exposição que se pode ver em Paris até fevereiro do próximo ano, por iniciativa da organização Mémorial de la Shoah.

Intitulada Pela graça de Deus: as Igrejas e a Shoah, a exposição apresenta um grande número de documentos e objetos inéditos, oriundos de algumas dezenas de museus, especialmente do Vaticano, que abriu os seus arquivos sobre este período a partir de 2020.

Painéis com preocupações pedagógicas e informativas mostram, apresentam e contextualizam a documentação, havendo também materiais como fotografias e filmes que ilustram momentos e aspetos do extermínio. Neste projeto trabalharam perto de três dezenas de especialistas, entre museógrafos, historiadores, documentalistas, artistas gráficos e cenografistas.

O certame, que requer algumas horas para ser visto, se for percorrido com pormenor, procura responder às perguntas sobre os silêncios e também iniciativas de resposta das confissões religiosas, terminando com o caso específico do Papa Pio XII.

 

«À la grâce de Dieu», les Églises et la Shoah
Exposição no Mémorial de la Shoah
rue Geoffroy l’Asnier, 17 – Paris
(0033) 01 42 77 44 72
Até 26 de fevereiro de 2023

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres

Uma religiosa e duas leigas

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres novidade

Pela quarta vez consecutiva, o papel das mulheres na Igreja voltou a estar no centro dos trabalhos do Papa e do seu Conselho de Cardeais – conhecido como C9 -, que se reuniu no Vaticano nos últimos dois dias, 17 e 18 de junho. Tratou-se de uma reflexão não apenas sobre as mulheres, mas com as mulheres, dado que – tal como nas reuniões anteriores – estiveram presentes três elementos femininos naquele que habitualmente era um encontro reservado aos prelados.

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem

Reunida em Seminário Internacional

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem novidade

“Precisamos que os sindicatos sejam mais fortes e tenham mais força nas negociações e apelamos a todos os os trabalhadores a unirem-se em volta das suas associações”. A afirmação é dos representantes da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), que estiveram reunidos no passado fim de semana no Museu da Central do Caldeirão, em Santarém, para o seu Seminário Internacional.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This